O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 28 de agosto de 2007

770) Dois discursos de politica externa: China (1985), França (2007)

A uma distância de 22 anos, dois discursos de política externa, que não precisam necessariamente ser comparados, pois cada um expressa uma realidade distinta.
O que os une, provavelmente, é o mesmo propósito de expor claramente princípios de política externa segundo interesses nacionais bem definidos:

1) Discurso del Primer Ministro Zhao Ziyang de la República Popular China en el Consejo Argentino para las Relaciones Internacionales (Buenos Aires, 6.11.1985)
Neste link.

2) Le discours de politique étrangère de M. Sarkozy (Le Monde, 27.08.2007)
Neste link.

Boas reflexões...
Pela transcrição: Paulo Roberto de Almeida, em 28 de agosto de 2007.

Nenhum comentário: