O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

1101) Falacias academicas: uma opiniao dissidente

Não se pode contentar a todos, obviamente, em especial a propósito de temas tão sensíveis no mundo acadêmico como o marxismo, o neoliberalismo, o Consenso de Washington, a revolução cubana, o golpe de 1964, e tantos outros mais, que vêm sendo objeto de meus trabalhos agrupados na série "Falácias Acadêmicas" (ver o post 1092, de 6 de maio de 2009, que apresenta o conjunto dos ensaios publicados até aqui, neste link).
Justamente, acabo de receber uma mensagem de alguém que está fortemente incomodado com os meus artigos, tanto que me escreveu uns tantos adjetivos para condenar o meu trabalho.
Transcrevo a mensagem, omitindo obviamente o nome e o local do meu correspondente descontente -- apenas indicando que se trata de uma grande universidade federal -- e coloco mais abaixo a mensagem de resposta que acabo de lhe mandar.

[Começo de transcrição]
On 13/05/2009, at 18:29, Xxxxxxxx Xxxxxxxx wrote:

Mensagem enviada pelo formulário de Contato do SITE.

Nome: Xxxxxxxx Xxxxxxxx
Cidade: Xxxx Xxxxxxxxx
Estado: XX
Email: xxx.ufxx@gmail.com
Assunto: Opiniao
Mensagem: Caro professor lendo somente os títulos de alguns de seus artigos - obviamente que não se faz necessário lê-los na íntegra para entendermos sua ideologia patrocinada - conclui-se facilmente que o mundo produz cada vez mais um maior número possível de idiotas. Seus próprios seguidores se encaixam perfeitamente neste crescente rol. E por falar em "falácias", sua obra inteira pode ser intitulada de "Falácias de um representante de uma ideologia falida", tamanho o festival de baboseiras escritas por quem frequentou por tantos anos o mundo acadêmico.

[Fim de transcrição]

Essa a mensagem, simpática, como se pode constatar. Eis a minha resposta:

Caro Xxxxxxxx,
Uma das caracteristicas do mundo academico é o debate aberto, sustentado em argumentos empíricos ou de lógica formal. Acredito que adjetivos não se encaixem nessa categoria.
Como você parece ter opiniões muito sólidas em torno de determinadas questões, faço a sugestão que você escreva um ou vários artigos rebatendo, refutando todos os meus artigos, e indicando por que, exatamente, esses meus artigos seriam falácias.
Eu me comprometo a levá-lo a exame do Conselho Editorial para tê-lo publicado na REA.
Dessa forma teriamos um verdadeiro debate aberto, como convém ao meio acadêmico...
-------------
Paulo Roberto de Almeida
www.pralmeida.org

PS: Aguardo resposta, ainda...
Postar um comentário