O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 6 de junho de 2009

1144) Como avaliar um professor; carreira diplomatica

Uma mensagem enviada, algum tempo atrás, sob o tópico
Um alô de Florianopolis

Caro Paulo,
Não o conheço, mas trato-lhe como se fosse seu amigo de longa data. Acho que são os novos tempos, a internet que permite-nos através de um site fingir que conhecemos alguém.
Visitei o seu e me identifiquei com muito do que você escreveu, especialmente no seu artigo “Como Avaliar um Professor”. Quando fala em “leitura anotada, estudo sistemático”. Imagine a identificação que tive ao ler isso, sabendo que aqui em Florianópolis, onde moro, meus colegas e familiares torcem o nariz ou criticam o fato de eu “rabiscar livros” e “perder tanto tempo” fazendo anotações e organizando matérias de revistas para usá-las em meus artigos (que ninguém lê).
Sou engenheiro de controle e automação industrial, profissão que não chega a ser um fardo para mim, mas esta longe de ser minha verdadeira vocação, a qual ainda não descobri qual é.
Gosto muito de viajar, aprender idiomas e ler, morei 5 meses nos EUA, 5 meses na França, 3 meses no Peru e Bolívia e viagei boa parte da America do Sul e Europa. Batendo um papo com uma prima minha ela sugeriu a carreira diplomática, isso foi a pouco tempo, logo foquei meus estudos para o concurso (do ano que vem, pois o bate papo foi após o encerramento das inscrições deste ano).
Outro texto seu que li e achei muito bom e motivador foram as “Dez Regras Modernas de Diplomacia”. Muito bom, e realmente me motivou a reavaliar minha carreira, afinal hoje meu trabalho não me empolga como minhas leituras.
Não me pergunte qual o propósito deste e-mail. Gostaria de elogia-lo, admiro o fato de você aparentemente ter encontrado equilíbrio em sua vida (vocação, família, lazer, estudos etc).
Também gostaria de perguntar o que você gostaria que lhe dissessem (ou escrevessem) quando você estava iniciando sua carreira diplomática (ou os estudos para ela), ou melhor quando era mais imaturo e estava perdido na vida.
O que você gostaria que lhe tivessem dito? Que livro(s) gostaria que lhe tivessem recomendado? E assim por diante.
Um grande abraço,

Rafael XXXXX


(PS.: Devo ter respondido na ocasião ao Rafael, mas não vou buscar entre milhares de mensagens agora para tentar encontrar a resposta.)

Nenhum comentário: