O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 12 de dezembro de 2009

1563) Antiglobalizadores: de novo, mais transpiracao do que inspiracao...

Ufa, quando menos a gente espera, lá vem mais um boletim dos antiglobalizadores -- que preferem ser chamados de altermundialistas, embora eles ainda não tenham explicado direitinho de que será feito esse "outro mundo possível" -- prometendo uma nova supermegajumbo reunião (mais apropriadamente equiparada a um jamboree, ou um picnic inconsequente de ideias vazias), que pretende continuar fazendo barulho em torno de objetivos obscuros e metas inatingíveis.
Pois é: recebi, como sempre recebo, uma boletim dos organizadores brasileiros do Forum Social Mundial que promete grandes reuniões, sem dizer exatamente em torno do quê.
Sem cobrar nada do FSM, nem pedir lecença para criticá-los, vou transcrever abaixo, para eventuais interessados e true believers, esse boletim recebido, que anuncia as birlhantes atividades que eles pretendem organizar, aos dez anos de estruturação do movimento.
Sinto dizer, mas os antiglobalizadores não conseguem dizer nada de significativo sobre os problemas do nosso tempo, e todas as suas sugestões são economicamente inexequíveis, politicamente surrealistas, socialmente desastrosas e ambientalmente insustentáveis (a despeito de tudo o que eles dizem de politicamente correto em torno desses temas genéricos).
Já escrevi dezenas de artigos -- que podem ser buscados em meu site, no instrumento Google de pesquisa, sob as rubricas globalização e antiglobalização -- contestando todas as ideias (se é que eles têm alguma) que surgem nesses convescotes animados (muito parecidos a assembléias da UNE, com muita cerveja, música pesada, sexo e algumas drogas) voltados para derrubar o capitalismo, a globalização e o neoliberalismo.
Esses órfãos do socialismo e do idealismo mal conduzido e mal orientado vão um dia aprender alguma coisa. Eles fariam melhor se se informassem, para começar, sobre como o mundo realmente funciona, nao como seus gurus dizem que ele funciona.
Recuperáveis sonhadores...
Paulo Roberto de Almeida (12.12.2009)

Boletim FSM
10 de dezembro de 2009

Índice
1) Até 18 de dezembro, Klimaforum09 reúne sociedade civil durante a Conferência do Clima em Copenhague
2) Saiba como será o Fórum Social Mundial em 2010
a) Leia documento com propostas para conectar os eventos FSM em 2010
b) Kpomassé, Madri, Praga, Salvador e Grande Porto Alegre receberão os primeiros fóruns sociais de 2010
c) Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre divulga programação de seminário internacional
d) Confira a lista dos eventos já programados para 2010
3) 2011: Organizadores do FSM Dacar realizaram, em novembro, primeiro seminário preparatório
4) Confira boletim com informações do Fórum Social Europeu
5) FSM Online
a) Open FSM
b) WSF TV
c) Fórum de Rádios
d) Ciranda Internacional de Informação Independente

1) Até 18 de dezembro, Klimaforum09 reúne sociedade civil durante a Conferência do Clima em Copenhague
De 7 a 18 de dezembro, durante a Conferência do Clima, em Copenhague, Dinamarca, ativistas, organizações e movimentos sociais de todo o mundo estarão reunidos no Klimaforum 09, evento que funciona como uma contrapartida da sociedade civil global à conferência oficial da ONU. Saiba mais.

2) Saiba como será o Fórum Social Mundial em 2010:
a) Leia documento com propostas para conectar os eventos FSM em 2010
Documento preparado pelo Grupo de Enlace é baseado nos debates da última reunião do Conselho Internacional ocorrida em Outubro, em Montreal, e é voltado especialmente aos organizadores dos eventos e ações de 2010. Leia mais.

b) Kpomassé, Madri, Praga, Salvador e Grande Porto Alegre receberão os primeiros fóruns sociais de 2010
Kpomassé, Madri, Praga, Salvador e Grande Porto Alegre estão entre as cidades que darão início às celebrações dos 10 anos do processo do Fórum Social Mundial em 2010. Saiba mais.

c) Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre divulga programação de seminário internacional
Já estão confirmadas as mesas e alguns nomes de palestrantes do Seminário Internacional "10 Anos depois: desafios e propostas para um outro mundo possível", que acontecerá dentro da programação do Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre, de 25 a 29 de janeiro. Leia mais.

d) Confira a lista dos eventos já programados para 2010: Clique aqui
3) 2011: Organizadores do FSM Dacar realizaram, em novembro, primeiro seminário preparatório
Entre os dias 16 e 18 de novembro, aconteceu em Dacar, no Senegal, o primeiro seminário preparatório para o Fórum Social Mundial 2011. Saiba mais.

4) Confira boletim com informações do Fórum Social Europeu: clique aqui.

5) FSM Online
a) Open FSM
Conheça a rede social que reúne ativistas e militantes de todo o mundo identificados com a Carta de princípios do FSM. Este espaço virtual aberto possibilita a troca de informações e a realização de debates entre os participantes do processo Fórum e interessados.

b) WSF TV
O site WSF TV segue no ar exibindo produções audiovisuais relacionadas aos temas do Fórum Social Mundial. O portal pode ser utilizado para hospedar vídeos realizados por qualquer pessoa ou organização identificada com com a Carta de Princípios do FSM.

c) Fórum de Rádios
Conheça o Fórum de Rádios, um espaço compartilhado pelas rádios participantes do processo Fórum Social Mundial, com produção de informação livre em formato radiofônico.

d) Ciranda Internacional de Informação Independente
A Ciranda é uma iniciativa de participantes do Fórum Social Mundial que se reúnem para organizar coberturas compartilhadas dos eventos a partir do olhar, do trabalho e das ações coletivas e solidárias das mídias alternativas.

Nenhum comentário: