O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

1875) FSM, dia 3: um completo energumeno e criminoso...

Não sou de ordinário alguém que saia por aí ofendendo os outros. Medíocres e ignorantes me dão simplesmente pena.
Criminosos devem apenas receber as penas previstas em lei. Cúmplices de criminosos também devem ser julgados, de acordo com a gravidade de seus casos.
Este cidadão, abaixo relatado, é pior que um criminoso das ruas. Trata-se de um criminoso intelectual, e como tal deveria receber uma pena maior. Não a prisão, talvez, mas o opróbio, o desprezo intelectual, pois se trata visivelmente de um indigente mental. Um desonesto e um cidadão de má fé.
Paulo Roberto de Almeida (29.01.2010)

Em painel do FSM, sociólogo exige fim de "perseguição" ao MST no Estado
Letícia Duarte
Zero Hora, 28/01/2010

Boaventura de Souza Santos defende que criminalização dos movimentos sociais torna ar irrespirável para o Fórum
Diante de 50 promotores e procuradores do país, que participam hoje de um encontro sobre direitos humanos, durante a programação do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos fez uma crítica veemente à atuação do Ministério Público.
Mesmo sem ser painelista, ele pediu a palavra para contestar a tendência de criminalização dos movimentos sociais. E aproveitou para reivindicar o arquivamento de todas as ações civis públicas de criminalização ao MST.
- Vejo com muita inquietação esse cenário de criminalização dos movimentos sociais. O que se passa no Rio Grande do Sul é grave -, firmou.
Segundo o intelectual, que também tem formação jurídica, a prática de proibição das marchas sociais e o fechamento das escolas itinerantes cria um estado de exceção, com perda de direitos fundamentais.
(...)
==================
Basta isso, para revelar o energúmeno que ele é...
Paulo Roberto de Almeida

2 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde, dr. Paulo Roberto! Como leitor de seu blog, quero, primeiramente (pois ainda não havia escrito para o Senhor), parabenizá-lo pelo excelente trabalho prestado por seu blog, bem como pelo site. Em segundo lugar, caso não seja indelicado de minha parte, gostaria de chamar a atenção para a palavra "energunemo" escrita no título deste post. Sempre escutei esta palavra como "energúMeNo". Após ler o post, fui ao dicionário para conferir e realmente estava escrito "energúmeno". Gostaria, então, de saber se existe uma origem diversa ou outro significado para a palavra escrita na forma postada pelo Senhor. Peço desculpas se a questão for insignificante, pois jamais teria a intenção e a audácia de querer corrigi-lo. De qualquer forma e independente da forma como for escrita a palavra, o referido cidadão, merece realmente o "desprezo intelectual" por divulgar tanta desonestidade, como esta sobre o MST. Abraço cordial, Daniel Souza Salim

Paulo Roberto de Almeida disse...

Daniel,
Muito obrigado por me chamar a atenção. Foi por pura pressa ao digitar que troquei n por m, pois estou plenamente consciente de como se escreve energúmeno. Também deixo de colocar acentos nos títulos porque o sistema ASCII, que preside às transcrições não reconehce acentos.
Em qualquer hipótese, o energúmeno em questão merece ser chamado de vários outros nomes, pelo que disse (e eu só transcrevi uma pequena parte de todo o seu besteirol).
O abraco do
PRA