O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 27 de fevereiro de 2010

1725) Dos aconselhamentos entre chefes de Estado

O presidente Lula diz que tem conversado com Obama a respeito de Cuba. Interessante que acaba de dizer, em El Salvador, que não gosta de se intrometer nos assuntos internos dos outros países, razão pela qual evitou comentar a questão dos direitos humanos em Cuba. Não sei se o aconselhamento a Obama representa alguma forma de ingerência nos assuntos "internos" dos EUA...

Lula pede ousadia a Obama para acabar com embargo econômico a Cuba
Boletim do PT na Câmara dos Deputados, 27.02.2010

Antes de deixar Cuba, na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez novo apelo ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para que ele acabe com o embargo econômico e comercial à ilha. Em entrevista à imprensa cubana, pouco antes de embarcar para o Haiti, Lula avaliou que o embargo não faz mais sentido. E pediu a Obama que atue com a mesma ousadia que tiveram os eleitores norte-americanos, ao votarem nele.

“Como os cubanos, eu creio que o embargo não tem mais sentido. Não existe mais explicação política, econômica, não existe mais guerra fria, não existem mais mísseis, nada. Portanto, penso, basta apenas uma tomada de decisão. Estou convencido de que o presidente Obama, que ganhou as eleições em Miami, deveria, tomar essa decisão”, disse Lula.

Lula afirmou que já tem conversado com Obama a respeito da ilha. “Uma coisa que eu tenho dito, com todo respeito ao presidente Obama, ele não tem que fazer nada mais do que fez o povo americano ao ter a ousadia de votar no Obama para presidente. É essa ousadia do povo americano que permite que ele seja ousado e resolva o problema do embargo a Cuba”, completou Lula.

O presidente disse ainda, durante a entrevista à imprensa cubana, que o Brasil trabalha com a firme convicção de ser o primeiro parceiro cubano em prol do investimento e desenvolvimento daquele país. “Acreditamos no potencial de desenvolvimento de Cuba. O Brasil hoje tem mais condições do que tinha há dez anos atrás e, portanto, nós não faltaremos em discutir os projetos mais importantes para Cuba para prepará-la para o futuro”, disse.

=========
PS PRA: Que tal se Lula pedisse ousadia a Raul e Fidel Castro em terminar com a ditadura e convocassem eleicoes livres na ilha?

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá. Bom, meu comentário não tem nada a ver com esse post, mas sim com aquele que o senhor falou sobre o dia de combate e prevenção ao escalpelamento, lembra? Então, eu fiquei super intrigada, pensando: Por que, afinal, se criaria um dia de prevenção ao escalpelamento? Então um dia desses ouvi sobre isso na voz do Brasil, e encontrei a resposta: http://www.agenciaamazonia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=695:amazonia-fara-campanha-contra-escalpelamento&catid=1:noticias&Itemid=704
É bem provável que o senhor já saiba a respeito, mas fui obrigada a postar aqui, porque quando descobri do que se tratava, pensei: bom, PELO MENOS TEM ALGUMA RELAÇÃO COM ALGUMA COISA... apesar do absurdo todo.