O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 20 de abril de 2010

2045) O Pelé da diplomacia e medalhas a go-go...

Amorim compara Lula a Pelé e defende medalha dada a primeira-dama
Maurício de Moraes, do R7, em Brasília
R7, 16/04/2010

Chanceler diz que diplomacia não muda, mas próximo presidente terá menos brilho

O chanceler (ministro das Relações Exteriores) Celso Amorim disse nesta sexta-feira (16), em Brasília, que a saída do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da Presidência não vai deixar a diplomacia brasileira menos importante.

Mas reconheceu que o próximo (a) ocupante do Palácio do Planalto terá menos brilho na cena internacional, comparando Lula a Pelé. Ele defendeu ainda a condecoração Ordem do Rio Branco dada à primeira-dama, Marisa Letícia, e à sua mulher.

Questionado sobre como será a diplomacia brasileira sem Lula na Presidência, ele respondeu que Pelé só teve um, mas o Brasil continuou a ser campeão do mundo.

Para Amorim, a diplomacia brasileira não terá mudanças significativas. Mas reconheceu, indiretamente, o papel de Lula nas relações exteriores do Brasil, que ganharam grande importância nos seus dois mandatos.

Dedicação de D. Marisa lhe valeu a medalha

Amorim também justificou porque a primeira-dama Marisa Letícia e a sua mulher, Ana Maria Amorim, receberam, no último dia 13, a Ordem do Rio Branco, no grau da Grã-Cruz, a mais alta condecoração da diplomacia brasileira.

Ele não citou nominalmente a sua mulher, mas defendeu as homenagens tomando o caso de D. Marisa.

- Não se pode imaginar uma atuação do presidente Lula sem o apoio de sua mulher, deixando horas de lazer e dedicação aos filhos.

5 comentários:

Rodrigo L. disse...

Por que razão foi que as esposas do presidente e do minitro receberam mesmo essa condecoração? A mais alta condecoração da diplomacia Brasileira!! Pode até ser falta de memória minha, mas não lembro de ter lido nada a respeito delas terem fechado nenhum tratado de importância vital para o país, ou terem negociado alguma grande participação do Brasil no cenário internacional, como a nossa vaga de membro permanente do conselho de segurança da ONU, rs...

Realmente, cuidar dos filhos e ter um marido que trabalha muito deve ser motivo de receber muitas condecorações, só esqueceram de condecorar umas outras milhões de Brasileiras em situação análoga, mas isso é detalhe... ou isso, ou realmente essa meldalha não vale mais nada.

Paulo Henrique disse...

Não creio que seja possível. Acho que esta estória de medalha para a esposa do LULA só pode ser piada ... e de extremo mau gosto, devo dizer!!!

Paulo Roberto de Almeida disse...

Depois que o Severino Cavalcanti ganhou a sua, qualquer um pode ganhar...
É o que se chama de desvalorização das ordens do mérito...
Paulo Roberto de Almeida

Rodrigo L. disse...

Paulo, sei que aqui não é o melhor espaço, mas não lembro de ter visto algum post sobre a questão nuclear do Irã e gostaria de fazer uma pergunta pra você sobre o tema, então utilizarei esta ferramenta, ok?

Qual a sua opinião pessoal sobre o programa nuclear Iraniano e mais, sobre as recentes e controversas eleições do presidente Ahmadinejad, e qual você acha que deveria ser a postura do Brasil em relação a estes 2 temas?

Se preferir responder por aqui, sem problemas, mas se preferir responder diretamente por mail para não misturar assuntos, segue meu endereço, lannesr@hotmail.com, só pediria que se possível, não divulgasse esta parte da mensagem (contendo meu endereço) no seu site, ok? Claro que você poderia responder criando um post específico apenas para o assunto, o que me deixaria muito satisfeito por poder conhecer suas opiniões sobre o tema mais a fundo!

Obrigado e abraços.

Daniel Moscoso disse...

Prezados senhores,
No "campo internacional", a única ação de D. Marisa de que lembro foi esta ter adquirido cidadania italiana!!!
Curioso, mas considerando-se tal fato, os senhores não acham que as várias brasileiras viúvas de militares brasileiros mortos no Haiti seriam mais merecedoras de tais agrados?