O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Como divulgar a "verdadeira" imagem do Brasil (com o seu dinheiro, claro...)

Essa coisa de transmitir uma imagem verdadeira -- como se a mídia nacional ou internacional se esforçassem para transmitir a imagem falsa -- do Brasil para o mundo, soa um pouco como aqueles jornais do mundo soviético -- Pravda, Isveztia, etc -- que transmitiam a verdadeira imagem do sistema socialista, sempre conspurcada, distorcida, deformada e vilipendiada pelas empresas de comunicação do mundo capitalista.
Ministérios da Propaganda sempre gastam recursos públicos -- ou melhor, dinheiro arrancado do meu, do seu, do nosso bolso, e do caixa das empresas -- para simplesmente tentar "melhorar a imagem" da realidade.
Se os governos simplesmente empregassem esse dinheiro para apenas melhorar a realidade, em lugar de tratar de sua imagem, seria bem melhor. Todo e qualquer recurso empregado para tentar mostrar que o Brasil não tem só criança pobre, devastação ambiental, hospitais superlotados, escolas desequipadas, mas tem também todas aquelas coisas bonitas que o governo pretende mostrar, estaria muito melhor empregado justamente dando às crianças uma educação de boa qualidade, equipando hospitais e escolas, preservando o meio ambiente, enfim, fazendo aquilo que tem de ser feito na atividade-fim, não na "imagem" dessas coisas.
A mídia -- como gostam de dizer essas pessoas -- não teria nada de negativo para mostrar se o governo fizesse aquilo que é seu dever. Eu começaria, por exemplo, extinguindo todos as secretarias da propaganda que existem por ai, inutilidades custosas para o povo brasileiro.
Paulo Roberto de Almeida

TV Brasil Internacional mostrará ao mundo verdadeira imagem do País, diz Lula
Boletim da Liderança do PT na CD, 26.05.2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, durante o lançamento da TV Brasil Internacional, que o novo canal servirá para mostrar para o mundo a verdadeira imagem do Brasil e o que o país tem de melhor. “Estamos realizando mais um sonho, de que ainda não acordamos. Essa TV pode ser o jeito de ser deste país, na cultura, no futebol, na política. Uma TV plena que vai desnudar este país maravilhoso que o mundo não conhece”, disse.

A TV Brasil Internacional iniciou a transmissão para 49 países do continente africano. O canal será transmitido em língua portuguesa, como fazem os canais das TVs públicas internacionais (BBC/Inglaterra, RTVE/Espanha, RAI/Itália, Canal Cinq/França, NHK/Japão), que transmitem na língua de origem. A programação será composta por conteúdos próprios da TV Brasil, com ênfase em aspectos informativos e culturais sobre o Brasil, ajustados ao fuso horário de Angola, que é de quatro horas a mais que o horário de Brasília.

Em seu discurso, Lula disse ainda que o novo canal servirá para mostrar aos céticos que “nem tudo que é público é ruim e o que é privado é um centro de excelência”. Para ele, é possível construir uma televisão pública sem ser apenas um canal de divulgação das ações do governo.

Nenhum comentário: