O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 23 de maio de 2010

Desconstruindo a educacao brasileira: a marteladas, ao que parece

Vejam o comentário que recebi neste meu post:

domingo, 9 de maio de 2010
Descontruindo a educacao brasileira


O comentarista escreve, anonimamente, comme il faut (ou seja, quando se pretende apenas criticar, sem assumir os custos do comentário publicamente), mas é preciso que se dê o devido destaque ao que ele escreve. Ele começa, e isso eu preciso agradecer, por transcrever o que eu mesmo disse, ainda que de forma incompleta, como comentário à matéria transcrita no post original. Agradeço por dar destaque a uma humilde nota de rodapé, que deveria ser ampliada e desenvolvida (o que vou fazer in due time):

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Descontruindo a educacao brasileira":

[PRA: aqui sou eu que estou escrevendo:] " [os países desenvolvidos] não esperaram por Piaget para construir um sistema educacional eficiente e democrático com base em alguns princípios muito simples: o mestre ensina, didaticamente, explicando direitinho para as crianças o que elas precisam saber em termos de língua pátria, matemáticas e ciências elementares, enfia tudo aquilo na cabeça delas, se preciso for um pouco na base da decoreba e da repetição, e depois cobra o que foi ensinado, distribuindo notas boas e más em função do resultado. Quem não aprendeu, é obrigado a refazer a lição até aprender.
Simples não é? Não precisa Piaget para fazer isso. Aliás, não precisa nem de quadro negro, ou quase: só precisa um professor competente e dedicado." [fim PRA]

[Aqui entra o Anônimo correspondente:] SALVAI-NOS ÓH DEUS, É DE FAZER ATEU REZAR!
QUANTO DISPARATE! RASGUEM O DIPLOMA DELE!
SÓ COMPROVA QUE, COMO ELE DISSE, O ENSINO VAI MAU DA GRADUAÇÃO AO PhD, PRINCIPALMENTE LÁ NA BÉLGICA ONDE FORMARAM ELE, POR QUE AQUI NO BRASIL NÃO DERAM O DIPLOMA NÃO...INTERROMPIDO NÉ?


Comento (PRA):
Não preciso acrescentar mais nada. Esse tipo de coisa apenas reforça minha convicção de que a situação da educação brasileira é muito, mas muuuuiiiito pior do que sequer podemos imaginar.
As pessoas sequer têm consciência de quanta "ruindade" se esconde atrás de tudo isso, atrás do que elas próprias pensam...
Paulo Roberto de Almeida

4 comentários:

José Marcos disse...

AS SIMPLE AS THAT.

Segundo uma notícia que li na revista Educação (http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=12034), uma "pesquisa norte-americana da Fundação Nacional de Ciência dos EUA mostrou que menos da metade dos adultos americanos compreendem que a Terra gira em torno do Sol anualmente e também revelou que somente 21% deles podem definir DNA. Dados da pesquisa trazem ainda a informação que apenas 9% sabem a definição de molécula. Outra pesquisa apontou que um em cada sete norte-americanos não é capaz de localizar os EUA em um mapa sem legendas".Felizmente, a receita para se superar as mazelas educacionais é muito simples: professores preparados, alunos interessados, família e sociedade engajadas no processo educativo. Difícil é pô-la em prática.

Paulo Roberto de Almeida disse...

José Marcos,
Por favor, não se exponha ao ridículo, e apresente argumentos mais consistentes para defender nao sei bem quais ideias.
Se você fizer o mesmo questionário a brasileiros, os resultados podem ser ainda mais catastróficos.
Você pode dizer, com base nesses dados que os americanos são ignorantes, fundamentalistas, criacionistas, estúpidos, whatever...
Explique-me por que o Brasil exibe tantos prêmios Nobel, tantas invenções de remédios, tantos avanços eletrônicos...
Não seja ridículo...
Paulo Roberto de Almeida

José Marcos disse...

FALTA DE EDUCAÇÃO

Je donne ma langue au chat. Depois desse comentário, tenho que concordar com sua opinião sobre a falta de educação dos brasileiros em geral.

Paulo Roberto de Almeida disse...

José Marcos,
Eu me desculpo pelo comentário "desairoso", como se diria antigamente, mas não li ainda um argumento de fundo quanto ao tema deste post e do anterior: o fato de que as pedagogas freireanas e os educadores piagetianos estão simplesmente destruindo o que restava de educação no Brasil, já não digo de qualidade, mas simplesmente ensino, no conceito mais elementar da palavra.
Meus posts focam problemas concretos do Brasil: prefiro isso a digressões teóricas.
Não precisa Piaget, nem Paulo Freire para melhorar o que é ruim: basta usar o bom-senso...
Acredito que uma boa educação começa por ensinar língua pátria adequadamente, matemáticas e ciências elementares.
Os americanos, por mais estúpidos que eles sejam naquilo que você citou (politica, geografia, etc), sabem justamente o essencial para que eles possam encontrar trabalho no mercado ao deixar a high school, que praticamente todos tem: ele sabe ler, ele sabe contar e ele tem uma noção elementar de como são as coisas. Que ele seja criacionista, isso não afeta o mínimo a pesquisa científica no país, que conta com gente qualificada em bom volume para encher as salas dos cursos de pos-graduacao. Os criacionistas simplesmente não vão para carreiras científicas.
Independente disso, o panorama no Brasil é muito pior, pois as pessas são analfabetas funcionais em quase 40% da faixa etária juvenil...
Os comentários seria sobre isso, apenas isso.
Paulo Roberto de Almeida