O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Saudades do Brasil. Eu disse saudades? Devo estar maluco...

Quando se está fora do Brasil, ainda que aproveitando ao máximo o que a cultura universal -- ou as culturas regionais e nacionais -- tem a nos ensinar e a oferecer, em matéria de história, de gastronomia, de costumes, de novidades, enfim, sempre bate aquela pequena saudade, seja de uma comida, seja de algum aspecto qualquer que não encontramos no exterior, por qualquer aspecto banal que seja.
Aí a gente procura se informar, e vai ver o que anda acontecendo por aquelas paragens.
E se corre o risco de cair sobre este tipo de coisa:

PF encontra R$ 280 mil enterrados no quintal de promotora envolvida no mensalão do DEM
17/06/2010-11h26

A Polícia Federal encontrou cerca de R$ 280 mil enterrados no quintal da promotora Deborah Guerner, acusada de ter recebido propina do mensalão do DEM. O dinheiro foi encontrado durante operação da PF que cumpriu 10 mandados de busca e apreensão na segunda-feira. (...) Também foi apreendido R$ 1 milhão na casa de um empresário.
A operação da PF foi feita a pedido do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região para levantar documentos sobre os contratos de limpeza urbana do Governo do Distrito Federal, mais uma frente de apuração do escândalo do mensalão do DEM.
Os alvos da PF foram Deborah Guerner e empresas com contratos do lixo com o governo, e que envolveriam o chefe do Ministério Público do DF, Leonardo Bandarra. Eles negam participação no esquema.
Segundo o delator do mensalão, Durval Barbosa, Bandarra recebeu mais de R$ 1,6 milhão de propina, além de mesada, para interferir no Ministério Público e impedir investigações sobre os contratos do lixo.
De acordo com Barbosa, a promotora seria a intermediária da negociação. Um das conversas, segundo depoimento de Barbosa, foi feita na sauna da casa da promotora.
Bandarra e Deborah Guerner também são investigados pelo Conselho Nacional do Ministério Público, órgão responsável pela fiscalização do Ministério Público.


Lendo coisas como essa, acabo por me convencer que o Brasil não mudou, e que estando aí, estaria muito mais exposto a notícias devastadoras como essa. Então um chefe de Ministério Público e uma procuradora são vulgares gatunos?
Onde é que vamos parar?
Ou melhor, onde é que já fomos parar...
Acho que vai ser difícil corrigir.
Quando membros da elite agem como vulgares gatunos, larápios de alto coturno como se dizia antigamente, estamos muito perto do que os anglossaxões chamariam de dereliction, a completa erosão dos valores morais e dos princípios de boa conduta de membros de instituições justamente empenhados, supostamente, em defender a legalidade e perseguir os maus-feitos.
Nessas horas eu me lembro de um texto meu, que não toca no nome do Brasil, e que se pretendia um ensaio apenas teórico e generalista.
Acho que vou precisar reescrevê-lo dando nomes aos bois, e às vacas...:

Pequeno manual prático da decadência (recomendável em caráter preventivo...)
número especial sobre “O Brasil que saiu das urnas”, da revista Digesto Econômico, revista da Associação Comercial de São Paulo (ano 62, nr. 441, jan-fev 2007, p. 38-47; ISSN: 0101-4218; disponível em duas partes no site da revista; links: (a) http://www.dcomercio.com.br/especiais/digesto/digesto_03/05.htm; (b) http://www.dcomercio.com.br/especiais/digesto/digesto_03/05a.htm). Relação de Trabalhos n. 1717.

Se não estiver disponível, podem me pedir pelo número.
Acho que não estou com tanta saudade assim...

Nenhum comentário: