O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 13 de novembro de 2010

A Era do Gelo, 5: congelando leituras, esquecendo os titulos...

Sei não: lembro-me de um video em que a então candidata não conseguia se lembrar do livro que estava lendo, e que disse que tinha terminado "rapidinho, na noite de ontem". Hesitou, hesitou, e não conseguiu lembrar; aí disse que estava tentando se lembrar "daquela novela, para ver se consigo lembrar o nome do livro"...
Pronto, alguém assoprou e ela conseguiu se "lembrar". Sinto, mas eu não me lembro que livro era.
Agora, a repórter não se lembrou de perguntar quais eram os três livros que a presidenta eleita estava, não lendo, mas carregando consigo (não sei se na bagagem de mão ou na despachada). Deve ser leitura por osmose...
Vou lembrar dos três livros que também carrego comigo em viagem...
Eu destaco, abaixo, apenas porque gosto de livros, e destaco que a presidente sempre viaja com três, além do iPad, que comporta mais 3 mil...
Paulo Roberto de Almeida

Nas nuvens com Dilma
Catia Seabra
Folhapress, 13.11.2010

Presidente eleita diz não ter medo de avião, confidencia que usa um "remedinho francês" para dormir e sempre viaja com 3 livros na bagagem

Dilma Rousseff não viaja se não tiver três livros na bagagem. Diz não sentir mais medo de voar e confidencia que recorre a um "remedinho francês" para insônia.
Mal entra no voo da TAM com destino a Frankfurt, a presidente eleita vai para o banheiro da cabine reservada à primeira classe, onde tira as lentes de contato, calça um par de meias verdes e veste o pijama marrom ofertado pela companhia aérea.
A Folha viajou ao lado de Dilma durante as 11 horas de voo entre Brasil e Alemanha. Dilma conversou sobre meditação e livros, aceitou posar para fotos, mas fez um pedido: "Não vá tirar uma foto minha dormindo. Todo mundo baba enquanto dorme".
(...)
Dilma dormiu durante 7 das 11 horas. Para que tivesse privacidade, improvisou-se uma cortina de madrugada.
Ela promete dedicar mais que os atuais 40 minutos à meditação transcendental, que consiste na reprodução mental de um mantra. "Para mim, é um mergulho. É muito importante", diz a presidente eleita, antes de uma breve pausa. "Corpo: esporte e caminhada. Para a cabeça, o mergulho", prossegue.
(...)
Na bagagem, carrega um iPad (computador portátil da Apple) e três livros. "Se eu não tiver três livros, sei lá. Não fico bem", afirma.
Dilma enaltece autores angolanos, rasga elogios ao belga Georges Simenon e admite que dormiu na segunda página de um de livro do mexicano Carlos Fuentes.
(...)
Ela mesma arruma a bagagem. Aberta sobre o assento, a mala expõe detalhes da presidente: além dos livros, cremes e maquiagem.

Nenhum comentário: