O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Wikileaks-Brasil: o antiamericanismo "normal" do Itamaraty

Vazamento do Wikileaks mostra que EUA consideram diplomacia brasileira 'antiamericana'

O Globo, 30/11/2010

Ministro da Defesa, Nelson Jobim (25/11) / Foto: Marcos Tristão - O Globo
RIO - O mais recente vazamento de material confidencial feito pelo site Wikileaks contém documentos em que o governo dos EUA considera o Ministério das Relações Exteriores do Brasil como um adversário que adota uma "inclinação antiamericana".
Segundo reportagem da "Folha de São Paulo", nesta terça-feira, em um dos documentos, de 25 de janeiro de 2008, o então embaixador dos EUA no Brasil, Clifford Sobel, comentou em telegrama que o ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim, "dissera que o então secretário-geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães, odeia os EUA e trabalha para criar problemas na relação (entre Brasília e Washington)". Sobel e Jobim haviam almoçado juntos.
Jobim, que foi confirmado na Defesa pela presidente eleita, Dilma Rousseff, é classificado por Sobel como "talvez um dos mais confiáveis líderes no Brasil".
Em outro telegrama, de 13 de março de 2008, o embaixador americano relata frustração com uma viagem de Jobim aos EUA: "Embora existam boas perspectivas para melhorar nossa relação na área de defesa com o Brasil, a obstrução do Itamaraty continuará um problema".
Leia mais sobre os vazamentos do Wikileaks:
EUA tentaram interferir em processos na Justiça espanhola
Análise dos documentos envolveu 120 jornalistas em cinco veículos
EUA: Brasil ocultou prisão de suspeitos de terrorismo
Cristina: ciúmes de Lula-Obama
Hillary: vazamento é 'ataque à comunidade internacional'

2 comentários:

Mário Machado disse...

Esse wikileaks são melhores para meu ego que os piedosos elogios de minha namorada. E que os maternos incentivos. Tudo que venho escrevendo há alguns anos vem sendo confirmado. Mas, convenhamos não era preciso nenhuma grande percepção, nem acesso a interlocutores privilegiados para descobrir que Samuel Pinheiro é anti-americano.

Abs,

Paulo Roberto de Almeida disse...

De fato, era um segredo de Polichinelo, como se diz, ou talvez até de chinelo gasto.
Todo mundo sabia que o Samuel era antiamericano, alias continua.
O Jobim é que se sai mal nessa história, mas essa é a sina...
Paulo Roberto de Almeida