O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A frase da semana: contra o consenso - Margaret Thatcher

To me consensus seems to be: the process of abandoning all beliefs, principles, values and policies in search of something in which no one believes, but to which no one objects; the process of avoiding the very issues that have to be solved, merely because you cannot get agreement on the way ahead. What great cause would have been fought and won under the banner ‘I stand for consensus’?

Margaret Thatcher

=======

Cabe lembrar, aliás, que o título que eu dei a este post, corresponde a um livro, de um jornalista conhecido (que aliás eu não tenho, mas devo ter lido muitos desses textos nas duas publicações):

Contra o Consenso - Ensaios e Críticas
Reinaldo Azevedo
São Paulo: Editora Barracuda, 2005
ISBN: 8598490113
ISBN-13: 9788598490113

Alguns dos melhores ensaios e resenhas publicados entre maio de 1998 e março 2005 na revista Bravo! e nas versões impressa e online do Primeira Leitura.

2 comentários:

Navega disse...

Falando em "consenso", o PT ter colocado a Dilma como presidentE, desrespeitando um "equilíbrio saudável" no ambiente político.. Quero ver como vão fazer agora com os "oportunistas"(Aloprados?) e a "Pax Armada" instalada no Congresso pelo nosso inteligentíssimo Min. Mantega. Sinal de que o jogo vai começar a ficar mais refinado, num cenário um tanto quanto delicado.. Rumo a 2014, na Inglaterra!

ALlan disse...

Belíssima frase. Demonstrando que as pessoas não devem ser simples marionetes das forças políticas mais poderosas.