O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 24 de setembro de 2011

Pesquisas estudantis: acervo da revista Veja

Coloquei pesquisas estudantis -- ou seja, jovens do secundário e, no máximo, dos dois primeiros anos de faculdade -- pois imagino que qualquer universitário sério faça pesquisas com outros recursos, ferramentas e instrumentos -- tipo Google Scholar, JSTOR, etc. -- do que a partir de uma revista de informação geral, superficial e de "vulgarização" -- no bom sentido da palavra -- da informação científica de melhor qualidade. Mas, para uma pesquisa ligeira, pode ser útil.
Paulo Roberto de Almeida 


Segue Link de acesso à  todas as revistas Veja, editadas pela Abril desde 1968.  
Da capa à contra-capa, incluindo todas as páginas.  
Pode servir como fonte de consulta e garimpagem de dados para efetivação de eventuais trabalhos de pesquisa.  
Todas as edições poderão ser consultadas na íntegra em formato digital:



 http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx 

A revista liberou o acervo em comemoração ao seu aniversário de 40 anos. 
A primeira edição de VEJA foi publicada em 11 de setembro de 1968.    
O sistema de navegação é similar ao da revista em papel: o usuário vai folheando as páginas digitais com os cliques do mouse.  
O acervo apresenta as edições em ordem cronológica, além de contar com um sistema de buscas, que permite cruzar informações e realizar filtros por período e editorias.    
Também é possível acessar um conjunto de pesquisas previamente elaborado pela redação do site da revista, com temas da atualidade e fatos históricos.

Nenhum comentário: