O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 27 de novembro de 2011

Ah, bom! Entao nao eram os mercados, mas os governos, os responsaveis pela bagunca??!!...

Nos últimos três ou quatro anos, desde o agravamento da crise imobiliária nos EUA, e a contaminação europeia no seguimento, dezenas de "entendidos" nos bombardearam os ouvidos, entre eles um dirigente que acha que pode dar lições de economia a todos e a cada um, com a conversa de que os culpados (quem mais poderia ser?) eram os mercados, os especuladores de Wall Street, os loiros de olhos azuis, enfim, os suspeitos de sempre.
Agora, ao que leio na imprensa -- não em artigos de opinião, mas em simples matérias de fato, objetivas -- é que vão criar novas regras mais estritas para os governos: 

Euro terá regras orçamentárias mais duras, diz ministra francesa

PARIS - As principais potências da zona do euro devem implementar um novo pacto de governança que impõe regulações orçamentárias mais estritas e sanções reais para países que ferirem o acordo. Os governos esperam que a proposta ajude a restaurar a confiança dos mercados financeiros no bloco.

Então, eu concluo, os governos tem algo a ver com a crise, e não são só os mercados...
Aliás, os governos esperam que essas medidas possam restaurar a confiança dos mercados nos governos.
Mas que malandros: eles só estão fazendo isso para enganar os mercados. Quando estes estiverem calmos outra vez, eles vão aproveitar para continuar a gastar mais do que devem...
Espertinhos esses governos. Mas acho que os mercados são mais espertos. Afinal de contas, eles sempre vencem.
E não importa se alguns políticos se referem depreciativamente à "ditadura dos mercados".
Pois é: os mercados sempre se vingam.
E mais uma coisa: os mercados NUNCA se enganam, pela simples razão de que ninguém dirige os mercados. São as pessoas que fazem os mercados se moverem, e os mercados simplesmente seguem as pessoas.
Quando lhe disserem que os mercados são incapazes de se corrigirem a si mesmos, responda ao espertinho: "Engano seu, meu caro. Os mercados SEMPRE corrigem a realidade, já que eles se colam à realidade. São os políticos que vivem num mundo de ilusões...".
Vivendo e aprendendo...
Paulo Roberto de Almeida 

Um comentário:

Anônimo disse...

Sugerimos, em complemento ao post anterior (The Prize...), outro documentário da PBS/BBC (2002); em três episódios (de fôlego...2 horas de duração em média cada um!); baseado em livro homônimo de Daniel Yergin et al.; bastante instrutivo; ainda que..."a bit market biased...!"; e que tenha sido produzido antes da crise de 2008.

"Commanding Heights:The Battle for the World Economy".

-EPISODE ONE:"THE BATTLE OF IDEAS"(19 Chapters)
(http://www.youtube.com/watch?v=omIM4SF1oQQ);

-EPISODE TWO:"THE AGONY OF REFORM"(21 Chapters)
(http://www.youtube.com/watch?v=jEReH2HDUWs);

-EPISODE THREE:"THE NEW RULES OF THE GAME"(23 Chapters)
(http://www.youtube.com/watch=KubaKsWmiNY).

vale!