O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 27 de novembro de 2011

Mon sejour en France: Republicas do Baltico

Nem só de estudos, aulas, pesquisas, escritos vivem os homens, no caso eu mesmo.
Assim, a despeito de aulas, e outras atividades acadêmicas, e gastronômicas, pretendo viajar.
Aceito sugestões, a começar pelo site do Viaggio-mondo....


As Repúblicas do Báltico


Quem não se lembra daquela aula de geografia ou história que falava daLetôniaLituânia e Estônia
Hã?! Pois é, praticamente ninguém! Alguns já até escutaram falar tais nomes, mas possivelmente nem vão se lembrar onde "isso" fica. Outros logo se remetem à Rússia, e os melhores de memória vão ainda lembrar deRigaVilnius e Tallin. Pois então, prepare-se! Após esta série especial sobre as Repúblicas do Báltico - também chamadas de "Pérolas do Báltico" - elas não vão mais sair da sua cabeça e você vai querer conhecê-las de qualquer jeito!


As repúblicas - hoje independentes após a queda do regime comunista - estão às margens do Mar Báltico, no norte da Europa, entre a Escandinávia, Rússia e Leste Europeu. Não se trata de um roteiro turístico tradicional para os brasileiros, mas ao longo dos anos vem ganhando mais adeptos.

Com um tamanho um pouco menor que o estado brasileiro do Paraná e uma população de 7 milhões de habitantes, a beleza da região báltica se concentra sobretudo no grande acervo histórico e nas paisagens naturais. O ideal é desbravá-la, por terra, utlizando trem ou ônibus. Uma boa dica de viagem é a empresa de transporte Eurolines, com veículos novinhos, horários excelentes e preço ótimo. Você pode também fazer o cruzeiro pelo Báltico e no roteiro verá também a Escandinávia, visitando Estocolmo, Copenhagen e Helsinque, mas as visitas são curtas e obviamente não se conhece muito à fundo os lugares. Assim, sugiro o roteiro turístico abaixo:
.
Sugestão de roteiro no Báltico de 8 dias:
Dia 1 - Vilnius
Dia 2 - Vilnius - Trakai - Vilnius
Dia 3 - Vilnius - Riga
Dia 4 - Riga
Dia 5 - Riga - Sigulda - Krimulda - Turaida - Riga
Dia 6 - Riga - Tallin
Dia 7 - Tallin
Dia 8 - Tallin - Helsinki - Tallin (Sim, Helsinki está há 90kms da Estônia, sem dúvida vale à pena pegar um barquinho e ir até lá conhecê-la!)

Neste roteiro por terra de 8 dias, a sugestão (se tiver ainda mais disponibilidade de tempo) é esticar até Estocolmo na Suécia, saindo de Tallin via barco e atravessando o mar Báltico (Vikking Line) ou de Riga via avião (Air Baltic). São Petersburgo na Rússia também está próximo. Qualquer que seja o roteiro turístico formatado, confira as belezas das principais cidades da região Báltica, conhecidas também como Jóias ou Pérolas do Báltico:
.
Veja nos links abaixo todas as dicas das Repúblicas do Báltico:
Aproveite para espichar sua viagem até a vizinhança:

Nenhum comentário: