O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A mafia no diva - Arnaldo Jabor

Não, não se trata de um remake do filme de Hollywod, com Robert de Niro no papel de um mafioso com problemas psicológicos (um pouco mais abaixo, na verdade).
Ou talvez seja, adaptado ao cenário nacional, em que mafiosos tem carreira solo, especializando-se em roubar o próprio Estado, o que é mais raro nos EUA.
Raramente aprecio as crônicas de Arnaldo Jabor, que tem um grande dom de repetição. Mas esta é uma das melhores...
Paulo Roberto de Almeida

‘Angústias de um colarinho-branco’

Arnaldo Jabor
O Estado de S.Paulo, 14/02/2012
“Doutora, eu procurei a psicanálise porque ando com um estranho sintoma: estou com o que vocês chamam de ‘sentimento de culpa’… Tive essa ideia quando vi aquele seriado na TV, Os Sopranos, com o chefão da Máfia de New Jersey chorando para uma psicanalista de lindas pernas. Como a senhora…
Tenho tido pesadelos: sonho que morri assassinado por mim mesmo, que estou preso com traficantes estupradores. Não mereço isso, eu, que sempre assumi minha condição de corrupto ativo e passivo… (sem veadagem… claro).
Não sou um ladrão de galinhas, mas já roubei galinhas do vizinho e até hoje sinto o cheiro das penosas que eu agarrava. Há há há… Mas hoje em dia, doutora, não roubo mais por necessidade; é prazer mesmo. Estou muito bem de vida, tenho sete fazendas reais e sete imaginárias, mando em cidades do Nordeste, tenho tudo, mas confesso que sou viciado na adrenalina que me arde no sangue na hora em que a mala preta voa em minha direção, cheia de dólares, vibro quando vejo os olhos covardes do empresário me pagando a propina, suas mãos trêmulas me passando o tutu, delicio-me quando o juiz me dá ganho de causa, ostentando honestidade e finge não perceber minha piscadela marota na hora da liminar comprada (está entre 30 a 50 mil dólares, hoje), babo ao ver juízes sabujos diante de meu poder de parlamentar e fazendeiro rico.
Como, doutora? Se me sinto superior assim? Bem, é verdade… Adoro a sensação de me sentir acima dos otários que me ‘compram’, eles se humilhando em vez de mim. Roubar me liberta. Eu explico: roubar me tira do mundo dos ‘obedientes’ e me provoca quase um orgasmo quando embolso uma bolada. Desculpe… a senhora é mulher fina, coisa e tal, mas, adoro sentir o espanto de uma prostituta, quando eu lhe arrojo mil dólares sobre o corpo e vejo sua gratidão acesa, fazendo-a caprichar em carícias mais perversas.
É uma delícia, doutora, rolar, nu, em cima de notas de cem dólares na cama, de madrugada, sozinho, comendo chocolatinhos do frigobar de um hotel vagabundo, em uma cidade onde descolei a propina de um canal de esgoto superfaturado. Gosto da doce volúpia de ostentar seriedade em salões de caretas que te xingam pelas costas, mas que te invejam pela liberdade cínica que te habita. Suas mulheres me olham excitadas, pensando nos brilhantes que poderiam ganhar de mim, viril e sorridente ─ todo bom ladrão é simpático. A senhora não tem ideia, aí, sentada nessa poltrona do Freud, do orgulho que sinto, até quando roubo verbas de remédios para criancinhas, ao conseguir dominar a vergonha e transformá-la na bela frieza que constrói o grande homem. E, agora, este sentimentozinho de ‘culpa’ tão chato…
Sei muito bem os gestos rituais da malandragem brasileira: sei fazer imposturas, perfídias, tretas, sei usar falsas virtudes, ostentar dignidade em CPIs, dou beijos de Judas, levo desaforo para casa sim, sei dar abraços de tamanduá e chorar lágrimas de crocodilo… Sou ótimo ator e especialista em amnésias políticas. Eu já declarei de testa alta na Câmara: ‘Não sei nem imagino como esses milhões de dólares apareceram em minha conta na Suíça, apesar destes extratos todos, pois não tenho nem nunca tive conta no exterior!’ Esse grau de mentira é tão íntegro que deixa de ser mentira e vira uma arte.
Doutora, no Brasil há dois tipos de ladrões de colarinho-branco: há o ladrão ‘extensivo’ e o ‘intensivo’.
Não tolero os ladrões intensivos, os intempestivos sem classe… Faltam-lhes elegância e finesse. Roubam por rancor, roubam o que lhes aparece na frente, se acham no direito de se vingar de passadas humilhações, dores de corno, porradas na cara não revidadas, suspiros de mãe lavadeira.
Eu, não. Eu sou cordial, um cavalheiro; tenho paciência e sabedoria, comecei pouco a pouco, como as galinhas que roubei na infância, que de grão em grão enchiam o papo… Eu sou aquele que vai roubando ao longo da vida política e, ao fim de décadas, já tem Renoirs na parede, iates, helicópteros, esposas infelizes (não sei por que, se dou tudo a ela), filhos estroinas e malucos… (mandei estudar na Suíça e não adiantou).
Eu adquiri uma respeitabilidade altaneira que confunde meus inimigos, que ficam na dúvida se me detestam ou admiram. No fundo, eu me acho mesmo especial; não sou comum.
Perto de mim, homens como PC foram meros cleptomaníacos… Sou profissional e didático… Considero-me um Gilberto Freyre da corrupção nacional…
Olhe para mim, doutora. Eu estou no lugar da verdade. Este País foi feito assim, na vala entre o público e o privado. Há uma grandeza insuspeitada na apropriação indébita, florescem ricos cogumelos na lama das maracutaias. A bosta não produz flores magníficas? O que vocês chamam de ‘roubalheira’, eu chamo de ‘progresso’. Não o frio progresso anglo-saxônico, mas o doce e lento progresso português que formou nossa tolerância, nossa ambivalência entre o público e o privado.
Eu sempre fui muito feliz… Sempre adorei os jantares nordestinos, cheios de moquecas e sarapatéis, sempre amei as cotoveladas cúmplices quando se liberam verbas, os cálidos abraços de famílias de máfias rurais… A senhora me pergunta por que eu lhe procurei?
Tudo bem; vou contar.
Outro dia, fui assistir a uma execução. Mataram um neguinho no terreno baldio. Ele implorava quando lhe passaram o fio de náilon no pescoço e apertaram até ele cair, bem embaixo de uma placa de financiamento público. Na hora, até me excitei; mas quando cheguei em casa, com meus filhos vendo High School Musical na TV, fui tomado por este mal-estar que vocês chamam de ‘sentimento de culpa’…
Por isso, doutora, preciso que a senhora me cure logo… Tem muita verba pública aí, muita emenda no orçamento, empreiteiros me ligando sem parar… Tenho de continuar minha missão, doutora…”

2 comentários:

Letícia Martelle disse...

CONTINUA ....................
Lula da Silva, seja honesto e verdadeiro, Mostre ao Mundo que no Brasil morre mais pessoa devido a violência e saúde precária, que na guerra do Iraque, mostre ao mundo que os índices Positivos de boa educação e cultura caíram e muito depois que seu partido assumiu o governo.
Lula, mostre ao mundo que os índices de corrupção disparou no Brasil depois que você assumiu a presidência .
Enfim, deixa de ser Hipócrita, Mentiroso, Demagogo e oportunista se mostrando para o mundo como se tivesse sido você o criador do plano Real fazendo os trouxas acreditarem que o Brasil só teve estabilidade de verdade após 2002 .
Caro Lula da Silva, pára de ficar vendendo uma imagem falsa de sua pessoa e administração só para inglês vê .
Vamos lá Lula, seja Honesto, fale a verdade para o mundo ao invés de ficar se auto promovendo com mentiras, demagogia e hipocrisia .
Mostre ao Mundo que você quando presidente nada criou, apenas copiou mantendo na integra o plano de Governo(Real) criado por seu antecessor (FHC)
Alias, plano de governo que você Quando oposição, foi radicalmente contra sua implantação no Brasil , mas hoje você cinicamente tira proveito se auto provendo as custas da estabilidade do Real.
Na verdade Você é o típico Cara de Pau , Hipócrita e enganador que engana a muitos, mas com certeza nunca a todos.
VAMOS LÁ, MOSTRE AO MUNDO COMO VOCÊ DEIXOU O BRASIL ( UMA ABSURDA E IMPAGÁVEL DIVIDA INTERNA ) !
Quero vê, se eles vão lhe aplaudir!!!
Abraços,
Letícia Mertelle
Rio de Janeiro-Brasil

Letícia Martelle disse...

UM HOMEM DE VAIDADE DOENTIA QUE NÃO PODE FICAR LONGE DA MÍDIA E DO PODER .
Nos últimos anos, Lula tem se dedicado em se AUTO PROMOVER pelo mundo a fora . Para tanto contratou a peso de ouro, uma equipe de profissionais especializados em marketing pessoal para Promove-lo pelo Mundo a Fora.
Egocentricamente, Lula tem se ato promovido divulgando pelo mundo a fora a imagem do homem que na pratica não tem sido.
Como brasileira e vitima de um Brasil deficiente e injusto que hoje se afunda na corrupção generalizada , graças a políticos do tipo Lula , pergunto: Se Lula dedicasse-se tanto assim como tem se dedicado para se auto promover pelo mundo a fora , se ele dedicasse para melhorar a Educação, Saúde e Segurança Pública no Brasil , será que seriamos hoje vitimas de péssimos serviços prestados pelo governo como assim estamos sendo ?
Pergunto: Porque Lula ao invés de ficar egocentricamente se auto promovendo pelo mundo a fora e no Brasil vendendo a imagem do homem que não é, aonde chega ao absurdo de explorar sua própria doença(Se estiver de fato doente) para se manter na mídia Local e Porque Lula não abraça a causa para um Brasil melhor e busca Pessoalmente promover condições para melhores hospitais, melhor segurança pública e Educação nesse país ?
Vamos Lá Lula, deixa seu egoísmo e vaidade doentia de lado e venha fazer por onde se construir um Brasil melhor na pratica e pare de ser Egoísta, Demagogo, Hipócrita e Mentiroso, dizendo para os Europeus que fez pelo Brasil o que na pratica você não Fez. O que você fez , foi manter na integra o plano de governo(Real) criado por seu antecessor(FHC)
Lula , se queres ser respeitado, então tenha coragem mostre ao Mundo que no Brasil ainda tem pessoas morrendo nos corredores dos hospitais, e dentro de ambulâncias por falta de leitos e condições mínimas de atendimento.
Mostre ao Mundo que ainda tem crianças , adultos e Velhos sobrevivendo da coleta de Lixo e crianças diante dos sinais de transito limpando pára-brisa de carros para ganhar uma moedinha para comer.
Mostre ao Mundo , que seu governo foi o mais corrupto e mentiroso já visto no Brasil .
Mostre ao mundo que você Protegeu e abrigou no Brasil um terrorista e Assassino italiano só porque ele é de esquerda , o protegeu e manteve livre no Brasil mesmo indo contra a opinião publica local .
Mostre ao Mundo que você articula com seu partido a anos métodos para colocar em pratica leis que controlem(CENSURA) a imprensa Local.
Mostre ao Mundo que você negou direitos Humanos aos Boxeadores Cubanos e Pior além de ter negado o direito de asilo político pedido por eles você os deportou as presas obedecendo ordens de seu chefe o Ditador Fidel Castro .
Mostre ao Mundo que você durante visita a Cuba negou direitos Humanos aos prisioneiros Cubanos que faziam greve de fome em protesto a ditadura dos Castros , e pior , além de você ter negado ajuda a eles, os condenou ficando do Lado de e sendo benevolente com a ditadura Cubana.