O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 26 de março de 2012

Inflacao no Brasil: ainda na terceira divisao - Mansueto Almeida

A verdade, para responder diretamente à questão colocada neste post, é que os dirigentes do Brasil - presidentes, e técnicos da área fiscal e monetária -- mantiveram o país na terceira divisão, ao não colocarem metas progressivamente mais baixas para o centro da inflação, sobretudo quando isso era factível e necessário, no período anterior à crise. 
Agora se escudam na crise para não mover a meta central, que ficou congelada desde seis anos. Na verdade, se deslocou para cima, pois estão mirando no teto, não no centro.
Bando de espoliadores da riqueza individual dos brasileiros todo anos eles roubam 5 a 6% da renda pessoal ao não reduzirem progressivamente a meta...
Paulo Roberto de Almeida 

Time Brasil continua na terceira divisão

Qual seria sua reação se o seu time continuasse na terceira divisão? E se fosse o seu país?

Hoje, arrumando arquivos antigos no computador, me deparei com uma apresentação do economista chefe do Itaú-Unibanco, Ilan Goldfajn, do dia 16 de fevereiro de 2006 em São Paulo. Como todos sabem, Ilan é um excelente economista que dispensa apresentação.
Em 2006, ele arriscou que o Brasil estava na transição da 3a para 2a divisão na comparação internacional de inflação. Passados seis anos, pena que nosso time “Brasil”não fez essa transição. Não sei se foi culpa da presidência do clube, do “treinador” e da “comissão técnica”, ou dos jogadores.
Nesta mesma apresentação Ilan falava que “seria bom garantir a conquista da inflação em torno de 4.5%, antes de continuar o processo desinflacionário”. O problema é que hoje até garantir 4,5% ficou extremamente difícil. Passados seis anos, com poucas modificações, a apresentação parece que foi feita hoje.
Por exemplo, quando fala das razões para elevada taxa de juros real no Brasil, Ilan destaca três fatores:  (i) ajuste fiscal incompleto: gastos públicos crescentes; (ii) sucessão de choques negativos dificultam a convergência para taxa de juros reais de equilíbrio; e (iii) recente expansão de crédito.
E ai, o que falta ao nosso time? o problema é com a direção do time, com o técnico ou com os jogadores?

Um comentário:

askanio disse...

Turminha ruim essa do PT e seus acólitos.