O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 26 de março de 2012

Um bolinho para os comunistas: que gracinha (seria melhor se nao mentissem...)

Os comunistas de todo o Brasil -- cabem em dois ônibus; OK, três -- comemoraram o que eles chamam de "90 anos de vida".
Não tenho certeza de que tenha sido uma vida completa, ou seja, uniforme, pois mudaram várias vezes de posição, de lado, de bandeiras -- não, de bandeiras não, só de slogans -- e, sobretudo, de versões de sua história.
Eles poderiam começar por não mentir, o que já seria um grande avanço para uma história sincera, fiel aos fatos, que pretendem centenária, dentro de dez anos (se sobreviverem até lá, o que é provável, pois contam com fundos públicos e o apoio de uns poucos true believers).
Por exemplo, na matéria que lhes dedica esse pasquim comunista que se chama "Correio do Brasil", lê-se o seguinte, logo na primeira linha:


"Há exatos 90 anos, um grupo de trabalhadores – eram 73 no país todo – fundava o Partido Comunista Brasileiro (PCB). "


Por que razão eles já começam mentindo?
Em 1922 foi fundado, exatamente, o "Partido Comunista do Brasil, seção brasileira da Terceira Internacional". Ou seja, foi fundado o PCdoB, não o PCB. Por que eles escondem isso?
Ele só se transformou em Partido Comunista nos anos 1950, quando pretendiam dar um ar nacional ao que era uma filial do PCUS, o Partido Comunista da União Soviética.
Alguns anos depois, comunistas descontentes com a linha levemente antistalinista do PCUS -- então sob Nikita Kruschev -- e apoiadores daquele outro genocida chamado Mao Tsé-tung resolveram recriar o PCdo, passando a apoiar os chineses, que então se aliavam a qualquer um, desde que fosse contra a União Soviética. Que princípios, hem?


Eles poderiam, também, para serem absolutamente fieis à história, de lembrar que em agosto de 1939, num "volte-face" que surpreendeu muita gente ao redor do mundo, os comunistas soviéticos fizeram um pacto com os nazistas hitleristas. Obedientes como eles são, todos os comunistas, inclusive os do Brasil, apoiaram disciplinadamente o camarada Stalin, e passaram a dizer que Hitler eram um socialista, aliado da causa, e que os socialistas eram, na verdade, "social-fascistas", só um pouco melhores do que os "cães trotsquistas". Essas coisas a história registrou, só que os comunistas se esqueceram, ou não querem contar.
Que coisa hem?! Comunistas e fascistas, aliados, juntinhos, amiguinhos...
Se dependesse deles, continuariam amigos até hoje. Pena que o Hitler, esse safado, traiu a causa e invadiu a União Soviética. Foi pena, de verdade, pois eles se entendiam tão bem.
Aliás até hoje. Não há nada mais parecido do que um fascista do que um comunista, e vice-versa. Na verdade, são a mesma coisa: autoritários, totalitários, amigos de censura, de prisão para seus opositores ideológicos.
Mas continuam gozados. O pessoal do PCdo, por exemplo, chorou copiosamente quando morreu o segundo ditador da Coréia do Norte, dizendo que ele tinha trazido paz e felicidade ao povo daquele país. 
Que gracinha!


Na mesma matéria od 90 anos, por vezes hilariante, podemos ler coisas do gênero:


"...os ideais de Karl Marx e Friedrich Engels estão mais atuais do que nunca e precisam ser implementados no país, de uma vez por todas".


Uau! Eles dizem isso sem corar?
De verdade? E de uma vez por todas?
Vamos lá, pessoal, ainda um pequeno esforço e vocês conseguirão...


E como os comunistas comemoram os seus 90 anos? Bem, eles alugaram uma casa de shows, mas não sei se o espírito comunista foi preservado. Senão vejamos:


"Na chegada à casa de shows alugada pela organização do PCdoB, a retreta recepcionava os convidados, vestidos para festa, aos acordes de clássicos marciais dos mais variados, indo desde um pout pourri de Raul Seixas à The Washington Post March, embora executada com parcimônia por um dos clarinetistas, que a considerava “yankee demais” para o evento."


São divertidos esses comunistas, ainda mais quando escrevem coisas deste tipo: 


"Se uma garrafinha de água, na casa de shows, custava R$ 4, era de graça para os comunistas na ABI. Estes últimos também puderam saborear um cafezinho da casa, enquanto respiravam a odisséia de uma legenda que, embora dividida, aponta para o horizonte do socialismo no Brasil."


Horizonte do socialismo no Brasil? Deveras?
Mas que exploradores do povo os proprietários capitalistas da casa de shows: cobrar R$ 4 por uma garrafinha de água???!!!
Que direito eles têm de explorar comunistas? Justo os comunistas, que são contra a exploração do homem pelo homem...
E essa coisa de água sair de graça, isso não existe. Como diria o capitalista ultraliberal Milton Friedman, "there is no such thing as a free lunch".
Se alguém lhe deu algo de graça, é porque um outro alguém está pagando, neste caso todos os sócios da ABI, mesmo os que não são comunistas.
Que exploração, hem?!


Bem, para encerrar, os comunistas não deixam de ser pateticamente otimistas, como se lê por esta frase: 


"Seja sob o brilho dos holofotes, na festa animada por artistas que simpatizam com o ideário comunista, seja no ambiente simples e austero da ABI, o comunismo chega às raias de seu primeiro século no Brasil com a perspectiva de um crescimento sem par na história republicana brasileira. "


Bem, só podemos desejar saúde e felicidades aos comunistas.
Eles continuam impagáveis.
Literalmente...
Paulo Roberto de Almeida 

Um comentário:

Leandro Pereira disse...

Carnavalesco! Adoro esses shows proporcionados pelos camaradas... Marx, Engels, Lenin e outros, devem estar adorando essa festa toda e lamentando estarem ausentes.