O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Divan, Iran, coracao, etc...: dos acentos nos titulos

Varios leitores, alguns bem intencionados, outros com foco mais neste autor do que no conteúdo do post, se apressam em corrigir meus títulos, apontando supostos erros de grafia, de redação, enfim, burrice soberana deste blogueiro ao esquecer, ou errar, a correção formal da expressão.
Seja por pressa, seja mesmo pela intenção de criticar, eles não percebem que NENHUM TITULO DE POST LEVA ACENTO, ou sinais diacríticos, em geral.
Geralmente, a mesma expressão que vem "errada" no título, recebe, no corpo do texto, sua grafia correta.
Assim, Iran e divan, no título, mas Irã e divã no post.
Eles não repararam que os títulos de posts, assim como muitas linhas de assunto em determinados servidores de email, são invariavelmente danificados por roteadores que trabalham unicamente com códigos ASCII, forçosamente mais limitados, e reduzidos ao essencial dos caracteres em inglês, que não comporta acentos de qualquer espécie (salvo em livros editados, para transcrever palavras em outras línguas).
Eu sigo esta regra, para evitar que meus títulos virem sopa de letras, e por vezes ainda recebo algumas mensagens com caracteres trocados, dificultando a leitura.


Se eu escrever completamente sem acentos, sem sequer cuidar da correcao formal das expressoes aqui reproduzidas, aposto que ningem vai se incomodar com as diferencas sutis, imperceptiveis e totalmente dispensaveis, como acabo justamente de fazer, sem qualquer problema de compreensao, de leitura ou de duvidas quanto ao significado das palavras, como acabo justamente de fazer. Sera que alguem teve algum problema em entender?


Pois é, tem gente que ainda se preocupa com a forma, e descuida do conteúdo.
Tem outros, que ficam vigiando este autor, para criticá-lo em tudo.
Vou continuar errando, para dar um secreto prazer a estes últimos, e lhes dar um trabalho perfeitamente inútil (bem, acho que depois dessa, eles vão parar de se preocupar com ridicularias...).
Paulo Roberto de Almeida 

Um comentário:

Anônimo disse...

Paulo, garanto que dificilmente esses que criticam escrevem tão bem como você. Conversando com um amigo, ele me disse que mesmo xingando você tem estilo. E, como você mesmo disse, o conteúdo que importa.