O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 29 de abril de 2012

Site www.pralmeida.org: algumas estatisticas

Sempre esqueço -- ou quase nunca busco, o que dá no mesmo -- as estatísticas do meu site: http://www.pralmeida.org.
E portanto, ele se move, como diria Galileu. Se move e de vez em quando pula, mas eu raramente fico sabendo, pois eu mesmo não entro nele. Com essa mania avassaladora de blogs -- e outros instrumentos de comunicação, que pouco uso, justamente para não "perder" tempo de leitura -- acabo deixando um pouco o site de lado, tanto porque ele é mais custoso e demorado para uploadar (ops!) do que os blogs, onde tudo está prontinho para ser disponibilizado.
E não tenho estatísticas adequadas porque nunca coloquei um medidor adequado que me enviasse os dados regularmente.
Na verdade, não estou interessado em saber quantos entraram, mas sim o que buscaram, os curiosos, os necessitados, os desesperados que chegam ao site, pelas mais diversas vias, para tentar satisfazer necessidades urgentes -- não exatamente fisiológicas suponho -- de estudo, de pesquisa, de simples consulta rápida, para poder, em consequência, ajustar meus tiros, ou seja, o tipo de material disponibilizado no site.
Para saber isso, tenho obviamente de recorrer aos dados de visitas, o que é possível de fazer, quando me lembro, no site do provedor de espaço, que é o que fiz hoje.
Dentre os muitos dados ali constantes, selecionei apenas as visitas do mês de abril, até o dia 29, e fiz um recorte de alguns dados para minha própria informação. Aqui vão eles: 



Summary 
Reported periodMonth Apr 2012
First visit01 Apr 2012 - 00:02
Last visit29 Apr 2012 - 04:24
 Unique visitorsNumber of visitsPagesHitsBandwidth
Viewed traffic *16481
 
20900
(1.26 visits/visitor)
32032
(1.53 pages/visit)
76791
(3.67 hits/visit)
4.52 GB
(226.84 KB/visit)
Not viewed traffic *
 
32638390021.80 GB



Ou seja, tive mais de 16 mil visitantes, que "visitaram" 1,5 página a cada vez, dando quase 77 mil hits em algum arquivo do site.
Em outros quadros constato que tenho mais de 700 visitantes por dia, mas que a maioria deles não ficam muito tempo, alguns segundos apenas, o que deve indicar apenas os instrumentos de busca tipo Google.
As páginas e arquivos, ou assuntos, mais buscados se referem em grande parte das vezes aos guias para se fazer monografias, a termos como Brics, apostila econômica e temas afins:


como fazer uma monografia
como escrever uma monografia
caracteristicas brics


Eis as páginas ou arquivos mais acessados do meu site: 




2598
26.93 KB18521468
/05DocsPRA/1892GuiaMonografia.pdf174380.80 KB16141616
/05DocsPRA/1920BricsAduaneiras.pdf110599.39 KB989991
/05DocsPRA/1920BricsRoleEnglish.pdf67894.61 KB597589
/05DocsPRA/1257SociologiaSintese.pdf597104.95 KB507514
/05DocsPRA/1277HistorPlanejBrasil.pdf576161.86 KB506515
/05DocsPRA/1205GlobalizDesenv.pdf538119.75 KB427423
/04Temas/11academia/05materiais/apostilaeconomiabasica.doc513206.24 KB371372
/05DocsPRA/1091BrBlocosEconomicos.pdf505119.53 KB453455
/05DocsPRA/1606Dissertacao.pdf

Fico assim informado que meu site é mesmo demandado por estudantes desesperados por fazer algum trabalho escolar, ou terminar a sua monografia de fim de curso.
Vou ter de revisar os meus textos dessa área, para melhorar a apresentação e ajudar ainda um pouco mais os muito desesperados...
Mas não sei se ajudo, na verdade, ou se atrapalho, uma vez que meus requerimentos de trabalhos acadêmicos costumam ser muito altos, muito acima do que pedem alunos em sua busca superficial por um expediente rápido (geralmente mal feito) trabalho de conclusão de curso.
Bem, espero ter sido -- e continuar sendo -- útil aos frequentadores de meu site (e blog), como sempre motivados unicamente pelo espírito didático -- e essa vocação docente voluntária -- que anima todo este trabalho voluntário noite adentro.
Paulo Roberto de Almeida 

Um comentário:

Anônimo disse...

E portanto, ele se move, como diria Galileu.

No entanto, não portanto.