O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Duas palestras academicas: Franca e Belgica, de um dia a outro - Paulo Roberto de Almeida

Participei, nos últimos dois dias, de dois eventos acadêmicos sucessivos, em dois países diferentes, ambos como convidado especial, ambos em francês, embora em apenas um deles eu tenha preparado um texto analítico extensivo para publicação posterior.
O primeiro foi uma conferência plenária num colóquio em Paris, que tinha por objetivo analisar novas perspectivas das relações políticas e sociais no hemisfério americano, embora eu tenha me concentrado no caso da América Latina, considerado, talvez pessimisticamente, como um continente em regressão, comparativamente à Ásia, pelo menos. Este foi em todo caso o sentido do meu paper, que já está disponível em meu site pessoal (como informado abaixo), ainda que eu ainda pretendo revisá-lo cuidadosamente para publicação. Na apresentação oral, eu não li o paper, muito extenso (28 páginas), mas compilei uma série de gráficos e tabelas de dados (que não estão no paper) para sustentar cada um dos meus argumentos do paper.
O segundo foi uma palestra na Universidade de Louvain-La-Neuve, onde vim a convite, mas para a qual eu não preparei nenhum paper ou artigo, e sim um simples PowerPoint resumindo os pontos principais da minha preleção, seguida de um diálogo com estudantes e professores.
Devo dizer que a visita foi extremamente proveitosa, uma vez que me deu a oportunidade de visitar o Museu Hergé, o criador de Tintin, no próprio campus da Universidade, que na verdade é uma cidade verdadeira, e não apenas um campus. 
Dispensável dizer que aproveitei para tomar cerveja belga e revisitar lugares que habitei durante meu exílio voluntário aos tempos da ditadura militar no Brasil. Com efeito, todos os meus diplomas acadêmicos são belgas, e eu aprendi francês, entre outras maneiras, lendo Tintin.
Abaixo a informação sintética sobre esses dois trabalhos.
Paulo Roberto de Almeida 



2381. “La grande marche en arrière de l’Amérique Latine”, Paris, 6 Avril 2012, 28 p. Texte préparé pour servir à une conférence plénière, dans le Colloque “Dépasser les dichotomies: (comment) penser autrement les Amériques?”, Paris, IHEAL, 3 mai 2012 (Colloque Rita Creda). Révision formelle : Lugano, 20 Avril 2012 ; présentation en format de PowerPoint. Disponible au site personnel : http://www.pralmeida.org/05DocsPRA/2381MarcheArriereAmLatine5.pdf. En révision pour publication.

2390. “La politique extérieure du Brésil: du passé lointain au futur proche”, Paris, 2 Maio 2012, 21 slides. Apresentação na Université Catholique de Louvain, Louvain-La-Neuve, 4/05/2012, a convite do Prof. Amine Ait-Chaalal, do Centre de Recherches Internationales.

3 comentários:

Gilrikardo-Blog disse...

Senhor Professor,

e por falar em negros e cotas, encontrei uma entrevista muito afeta ao caso, imagino ser-lhe útil:

http://www.portalafro.com.br/entrevistas/adhemar/entrevista.htm

Anônimo disse...

Onde podemos encontrar tintin em francês na internet?

Paulo Roberto de Almeida disse...

Caron,JSK (ou algo próximo disso),

Tintin na internet?
Boa pergunta, eu também gostaria de saber, e nunca procurei...
Aprendi Francês lendo Tintin, entre outros albuns em quadrinhos de aventuras (como Asterix, Lucky Luke, etc).
Você tem o desenho do Spielberg, que pode ser baixado em francês, suponho. Pelo menos acabo de assistir no voo Air France Rio-Paris. Não achei bom...
Entre no site do museu Hergé, em Louvain-La-Neuve, e talvez você tenha a resposta.
Depois me diga.
Paulo Roberto de Almeida