O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 28 de maio de 2012

In praise of stupidity... (ainda bem...)

Já postei aqui um pequeno resumo das teses principais do historiador econômico Carlo Maria Cipolla, retiradas de seu livro sobre as leis fundamentais da estupidez humana:
http://diplomatizzando.blogspot.fr/2012/05/as-lei-fundamentais-da-estupidez-humana.html
Nele Cipolla acredita que o indivíduo estúpido é o ser mais perigo que existe, ainda mais que o bandido, que pode, eventualmente, contribuir para uma melhor distribuição de renda na sociedade. O estúpido, ao contrário, pode causar danos a outrém, sem causar nenhum benefício a si próprio, e ele ainda pode contribuir para a decadência nacional, a diminuição do PIB e outros desastres de magnitude não mensurada.
Bem, peço licença para discordar, por uma vez, de Cipolla, ao considerar a estupidez ao lado do banditismo, que pode ser de algum benefício para os seres inteligentes que somos, desde que mantenhamos nossa atenção.
Com efeito, verifiquemos a mensagem abaixo, com todos os logotipos, símbolos e outros apanágios da boa publicidade, inclusive com o remetente impecável.
Salvo que o bandido, neste caso, pertence à categoria dos estúpidos e assim ficamos a salvo de perder milhas, dinheiro, quem sabe a vida?
Uma redação estúpida com esta nos mantém vigilantes e convencidos de que, por vezes, a estupidez, a ignorância, o analfabetismo funcional podem fazer bem à nossa saúde financeira.


Atualizacao Multiplus Fidelidade 2012
Atualizacao Obrigatoria TAM Fidelidade, para sua Seguranca Digite Abaixo os Dados de Sua Conta Multiplus!
Preencha Com Atencao, Caso Preencha com Dados invalidos, Podera ser Cancelado seu Cadastro e Assim Perdendo os Pontos ja Obtidos na Tam.

Um comentário:

mah.... mais uma gauche na vida... disse...

Min.,
Esse português truncado está mais parecendo phishing ou coisa do tipo.