O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 21 de julho de 2012

Fausto e a Liberdade de Espírito - Paulo Roberto de Almeida


Fausto e a Liberdade de Espírito

Paulo Roberto de Almeida

Interrompi a leitura que fazia, no voo que me trouxe de volta de Curitiba a Brasília, de um romance de Carlos Ruiz Zafón, O Jogo do Anjo (em uma versão francesa), para refletir sobre uma passagem, ao final do primeiro sexto do livro, quando o “herói” da história, David Martin, encontra aquele que eu identifiquei imediatamente como sendo um personagem faustiano. Não tenho certeza quanto a isso, pois justamente interrompi no ato a leitura, para tomar do meu Moleskine e escrever este pequeno texto; mas tudo leva a crer que o jovem escritor de Barcelona, do início do século XX, está no limiar de concluir um pacto faustiano, enredo bastante conhecido na literatura clássica, desde antes de Goethe, e bastante imitado no teatro e no cinema.
Retomarei o livro depois, mas a reflexão que quero fazer tem a ver com a liberdade de espírito, o contrário, portanto, do contrato mefistofélico que alguns fazem em busca da glória, do poder, do dinheiro, do amor, ou de qualquer outra coisa que possa ser valorizada além e acima da própria liberdade, inclusive a vida eterna. O pacto faustiano é suficientemente conhecido para que eu necessite explicá-lo neste pequeno texto, tanto porque a intenção, como dito, é tratar do outro lado da questão, ou seja, a preservação da plena liberdade de espírito e do total controle sobre si mesmo, a despeito e em face de tentações externas e de desejos internos para alcançar objetivos ou situações de conforto e prazer individual, desde que se proceda à cessão de direitos sobre o próprio destino.
Mas o que o pacto faustiano, uma imagem puramente literária, tem a ver com esta minha reflexão a partir da leitura incompleta de um romance, ou de apenas uma sugestão retirada do citado livro de Zafón? Acredito que existam muitos elementos para reflexão, sobretudo porque, no decurso de uma vida qualquer, sem que algum diabo apareça, somos todos levados, mais cedo ou mais tarde, a concluir pequenos (ou grandes, segundo os casos) pactos faustianos, quase todos os dias, e isso sem nenhuma glória literária. Estamos sempre entrando em compromissos duvidosos, no trabalho, na escola, em família ou até com nós mesmos. Parece exagerado dizer isso, mas existem muitas probabilidades de que isso ocorra, inclusive para pessoas que sonham ou creem ser livres.
Esses compromissos são pequenas concessões que fazemos para uma boa convivência social, gestos ou palavras anódinos, não necessariamente hipócritas, mas sempre acomodatícios; são também todas as mesuras e cuidados que tomamos para melhorar uma existência que já pode ser boa, mas que poderia ser “perfeita” se pudéssemos dispor do acordo de ocasião, ou a combinação permanente que parece aproximar essa vida do ideal sonhado por quase todos nós: a situação de equilíbrio estável entre o prazer e o conforto, que desejamos constante, a partir de algum “contrato” dessa espécie.
A liberdade de espírito se encontra, precisamente, na recusa dos compromissos que vão além dos pequenos gestos da vida cotidiana, de ces petits riens dos quais falava um chansonnier francês. Ela significa manter uma integridade moral, em face de apelos (ocasionais ou frequentes) em prol de alguma causa ou de objetivos que não são os nossos, mas os de algum capeta “virtual”; este (pode acontecer) somos nós mesmos e nosso eterno desejo de superar barreiras e dificuldades que se interpõem na busca da glória, poder e riqueza, e que encontramos, quase todos os dias, em nossa caminhada existencial.
O que pode tolher nossa liberdade de espírito? A lista é enorme: o se mostrar condescendente com as pequenas trapaças da vida; o concordar com uma opinião ou argumento manifestamente absurdo, mas com os quais assentimos em função de quem os expede; a leniência em face das mentiras dos poderosos e a complacência com as hipocrisias dos nossos iguais. A renúncia a ter um pensamento próprio, numa situação corporativa qualquer, também pode configurar um inaceitável cerceamento da liberdade de espírito, ou, se quiser, do livre arbítrio.
Mas, existe livre arbítrio em sociedade? É possível preservar sua total liberdade de espírito quando se é empregado, assalariado ou dependente, quando se assume uma relação contratual, enfim, quando não possuímos os atributos dos divinos e poderosos? De fato, é difícil falar em liberdade de espírito quando não se nasceu ungido pelo sopro da divindade e quando precisamos disputar nosso pão cotidiano numa situação qualquer de trabalho para outrem. E, aparentemente, mesmo os ricos e poderosos – um empresário de sucesso, por exemplo – não possuem total liberdade de espírito, pois muitas vezes precisam se dobrar à “ditadura dos consumidores” ou de sua clientela de serviços; ou quando temos de nos conformar a normas impositivas – uma Constituição intrusiva, por exemplo – que parecem totalmente ridículas ou singularmente inadequadas para assegurar o quantum de liberdade que nos achamos em direito de exigir, mesmo quando vivemos plenamente integrados a uma comunidade nacional.
Não é preciso referir-se, todavia, a essa renúncias à liberdade que todos temos de fazer para tornar mais suportável a vida em sociedade. A “minha” liberdade de espírito é aquela que deve ser exercida contra as renúncias voluntárias à nossa própria dignidade em troca de algum pacto sub-faustiano, qualquer que seja o seu objeto precípuo. Ela é, ou deveria ser, consubstancial à tranquilidade de espírito com a qual gostaríamos de viver, se não enfrentássemos compulsões internas e injunções externas.
Uma coisa é certa: todos temos de fazer escolhas na vida. Melhor, assim, que essas escolhas não contrariem muito nossa consciência.

Paulo Roberto de Almeida
Em voo Curitiba-Brasília, 19/07/2012.

Nenhum comentário: