O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Amaury de Souza: um mestre incomparavel - Octavio Amorim

Conheci Amaury de Souza, o acadêmico, muito tempo antes de conhecer Amaury de Souza, o homem.
Devo ter lido algum artigo dele ainda nos anos 1970, ao pesquisar sobre a política brasileira para meu "mémoire de licence", preparado na Bélgica. 
Quando o conheci, em algum seminário no Rio de Janeiro ou em Brasília, já bem entrados os anos 1990, desenvolvemos uma relação distante mas mutuamente respeitosa, e colaborativa, pois participei de várias pesquisas que ele conduziu (para o seu livro sobre a política externa brasileira, por exemplo, mas também sobre a Alca e o Mercosul).
Recebia seus e-mails com artigos e matérias de imprensa sobre temas internacionais, ainda poucos dias (talvez não mais que dois) antes de seu passamento, que ressinto como se ele tivesse sido meu professor.
Meus mais profundos sentimentos a sua família, a seus amigos, a todos os seus alunos, entre os quais eu posso me incluir.
Paulo Roberto de Almeida 

Amaury de Souza
Octavio Amorim Neto (EBAPE/FGV-Rio)

 Na madrugada de 17 de agosto de 2012, faleceu, no Rio de Janeiro, Amaury de Souza. Um dos líderes do “esquadrão de ouro” que fundou o IUPERJ e criou a moderna ciência política brasileira – em pleno regime militar –, Amaury deixou inúmeras contribuições à disciplina e à profissão. Fiel à marca da sua geração, nunca abandonou a militância política, vendo nesta o irmão siamês do labor acadêmico. Foi pioneiro em tudo que fez, seja no doutoramento em instituições de elite dos EUA (Amaury foi Ph.D. pelo MIT), na adoção de métodos quantitativos, na análise de pesquisas de opinião, no estudo do planejamento urbano, no uso da computação, como no estabelecimento da atividade de consultor político profissional.
O pioneirismo de Amaury é um produto nobre do pioneirismo da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, em que, apesar da precariedade dos meios, buscou-se consolidar o ensino das ciências sociais em nível universitário, algo incipiente no país à época. Entre seus colegas dos tempos de graduação que viriam a colaborar decisivamente no estabelecimento da ciência política acadêmica no Brasil estavam Antônio Octávio Cintra (Ph.D. pelo MIT), Bolívar Lamounier (Ph.D. pela UCLA), Fábio Wanderley Reis (Ph.D. por Harvard), José Murilo de Carvalho (Ph.D. por Stanford) e Simon Schwartzman (Ph.D. por Berkeley).
Amaury não foi apenas politólogo. Além de bacharel em sociologia política, obteve também o diploma de administração, ambos os títulos pela UFMG. Daí ter-se tornado também especialista em consultoria empresarial, atividade a que viria dedicar-se intensamente após desligar-se do IUPERJ em 1987.
Amaury era, pois, um homem polivalente e, como acadêmico, multitemático. Suas dezenas de artigos e livros versam sobre os mais variados assuntos: política local, sindicalismo, eleições, sistemas eleitorais, sistemas partidários, Congresso, elites, presidencialismo, cultura política, burocracias, consolidação democrática, desenvolvimento político, economia política, política urbana, demografia, reforma política, política externa, política comercial, e a nova classe média.
Esse rol impressionante de temas é, na verdade, a melhor expressão do que foi a grande vocação de Amaury: a atividade acadêmica. Apesar de ter deixado de ser professor em tempo integral relativamente cedo e passado a dedicar-se à consultoria política e empresarial, Amaury nunca deixou de ser um grande scholar, impecável no seu profissionalismo e na adesão ao estilo de trabalho universitário que aprendera no MIT. Prova disso eram sua insaciável sede por ler tudo de relevante sobre todo assunto que entrava em seu radar, seu interesse por obras clássicas e pelo que escreviam os mais verdes autores, pela atenção aguda a detalhes, pela análise isenta dos dados empíricos apesar das intensas paixões políticas que o animavam, e o fato de estar sempre atualizado com os debates acadêmicos. Não obstante sua pesada agenda de compromissos empresariais e políticos, Amaury sempre impressionava por dominar todas as vertentes que marcavam as áreas de pesquisa que porventura estudasse, como se ainda fosse um recém-doutor cheio de ardor pelo assunto da sua tese. Foi assim até o último dia de vida.
Evidência eloquente de que Amaury foi sempre um acadêmico é o fato de seus últimos dois livros terem sido publicados há pouquíssimo tempo: A Agenda Internacional do Brasil: A Política Externa de FHC a Lula (Campus, 2009) e A Classe Média Brasileira: Ambições, Valores e Novos Projetos de Sociedade(Campus, 2010), este escrito juntamente com Bolívar Lamounier. De maneira coerente com o que Amaury fez ao longo de sua carreira, essas duas obras já são referências obrigatórias para os principais debates sobre o novo Brasil que nasceu no começo do século XXI.
O que permitiu uma carreira tão polivalente, multitemática e produtiva? O fato de Amaury combinar uma grande inteligência com um trabalho obsessivo e incansável. Essa foi sua segunda grande marca. Todos aqueles que foram seus alunos ou assistentes aprenderam não apenas a substância do que ele ensinava ou pesquisava, mas também o amor ao trabalho, que transmitia com muito orgulho e carisma. Amaury podia ser também um mestre duro e abrasivo, mas sua generosidade sempre foi muito maior do que suas idiossincrasias. Há hoje uma legião de cientistas sociais que muito deve ao coração de Amaury, entre eles o autor destas linhas.
Amaury se dedicou de corpo e alma a várias causas. A sua defesa intelectual da democracia representativa, do parlamentarismo, do voto distrital, da economia de mercado e da redução de impostos ficará também como mais uma das suas contribuições à ciência política nacional e à vida política do país.
Infatigável em sua vocação acadêmica, Amaury deu o ponto final ao seu último artigo dois dias antes de partir. Aliás, só se permitiu partir depois de fazê-lo.
Valeu, Mestre!
==========
AMAURY DE SOUZA (1942-2012)
Pioneiro em consultorias políticas
DAMARIS GIULIANA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO, 21/08/2012

Ph.D em ciência política pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA, Amaury de Souza foi um dos pioneiros da área no Brasil.
Deu aulas no Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro), no Departamento de Economia da PUC-Rio e em diversas universidades americanas.
Também iniciou as consultorias políticas no Brasil, que manteve paralelamente às empresariais, sem jamais se afastar da militância.
"Foi um trabalhador obsessivo, incansável", diz o amigo e professor da FGV Octavio Amorim Neto. "Era de uma enorme generosidade, especialmente com os jovens acadêmicos. Tinha posições muito radicais, mas queria ouvir o outro lado. Era democrático no trato", descreve.
Estudioso multidisciplinar, deixou produções em diversas áreas, incluindo administração e sistemas políticos, dedicando-se ao parlamentarismo.
Suas duas últimas obras, ambas de 2009, são referência em política brasileira -"A Agenda Internacional do Brasil: A Política Externa Brasileira de FHC a Lula" e "A Classe Média Brasileira: Ambições, Valores e Projetos de Sociedade".
Desde 2000, atuava na MCM Consultores Associados. Em nota, a empresa diz que Amaury "tornou-se um dos mais brilhantes e lúcidos analistas políticos do país".
Há um ano, descobriu que tinha câncer de pâncreas. Após cirurgia, voltou a trabalhar. Em julho, porém, foi identificada metástase, e retomou a quimioterapia.
Morreu na quarta-feira (15), no Rio, após uma hemorragia. Tinha 69 anos. Deixa mulher, dois filhos e uma neta.

Nenhum comentário: