O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

"Uma sofisticada organizacao criminosa" - PGR sobre o mensalao

Todos sabemos o que foi o Mensalão. Ainda assim não podemos deixar de ficar impressionados com a extensão, 'riqueza' e desfaçatez dos gangsteres que operaram o sistema, tendo à frente o chefe da quadrilha, tal como descrito pelo PGR.
Impressionante o detalhamento das operações.
Poderíamos esperar que eles fosse condenados a 150 anos de cadeia, como o fraudador mor dos EUA, Madoff, mas aposto como vão escapar parcialmente das penas.
Paulo Roberto de Almeida 

03/ 08/ 2012 as 4:49 pm

Procurador diz ter certeza que Dirceu foi mentor do mensalão

Para Gurgel, José Dirceu (foto) foi protagonista no escândaloBrasília – “Dirceu exerceu papel fundamental, sem risco de cometer injustiça, foi a principal figura, mentor e grande protagonista. Foi ele quem idealizou o sistema ilícito de mobilização da base e comandou os demais acusados para os demais objetivos”.
Foi assim que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, classificou a participação do ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu no mensalão. No segundo dia de julgamento do caso, foi a vez de Gurgel ler a acusação contra os mensaleiros.
Segundo ele, o núcleo político do esquema – formado por José Dirceu e José Genoíno, ex-presidente do PT, começou a ter dificuldade para “administrar a bolada”. O valor total, segundo Gurgel, apenas só uns poucos conheciam.  Para Roberto Gurgel, o “conjunto probatório não deixa dúvidas” sobre a certeza dos crimes os quais os réus são acusados.
Ao analisar os constantes encontros entre o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o empresário Marcos Valério em vários locais diferentes, como hotéis e shoppings em Brasília, no auge das atividades criminosas do mensalão, o procurador-geral  Roberto Gurgel descartou a possibilidade do estreito relacionamento como razão para debater a conjuntura política do país ou como relação entre amigos.
Para Gurgel, a união, assim como os constantes contatos com José Dirceu, “tinha como único objetivo o de viabilizar um profissional esquema para a associação criminosa”. Segundo consta no relatório do procurador, “Delúbio era o elo do núcleo político e núcleos operacional e financeiro”.
O esquema petista, ainda de acordo com o procurador, desviou R$ 73 milhões do Banco do Brasil e o núcleo financeiro da organização criminosa incluía dirigentes do Banco Rural.
“Os empréstimos do Banco Rural não tinham garantia. Foram doação. O banco não esperava receber, nem os tomadores pagar.” Segundo o procurador, somente após o estouro do escândalo os representantes do banco simularam iniciativas para cobrar os empréstimos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma questão de "semântica"...!

Estadão
"PT quer censurar termo 'mensalão' e trocar por 'ação penal'."
Coordenador jurídico disse que a palavra 'mensalão' exprime juízo de valor pejorativo
04 de agosto de 2012 | 3h 10

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,pt-quer-censurar--termo-mensalao-e-trocar-por-acao-penal-,911044,0.htm

Vale!