O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Um escritor de US$ 3,3 milhoes: Salman Rushdie

Apenas uma informação, recolhida de arrasto, na onda dos protestos muçulmanos contra os EUA e outros países ocidentais, por causa de um filme idiota: a agência estatal de notícias iraniana, Isna, informou que uma fundação religiosa do Irã, chefiada por Hassan Sanei, acaba de aumentar em 500 mil dólares o prêmio pela cabeça do escritor de origem indiana Salman Rushdie, autor dos famosos (e pouco lidos) Versos Satânicos.
Agora, o escritor de nacionalidade britânica, mas que reside nos EUA, vale, no total, US$ 3,3 milhões, para informação dos eventuais interessados em ficar ricos rapidamente.
Vai ser um pouco difícil achá-lo, mas os iranianos são persistentes...
Paulo Roberto de Almeida 
==========
Addendum em 18/09/2012: 

Teor da "fatwa" emitida pelo Aiatolá Ruhollah Khomeini, em 14 de fevereiro de 1989, não apenas contra o autor do livro "Os Versos Satânicos", mas também contra todos os que colaboram na edição, distribuição e divulgação do livro: 

"Declaro a todos os fiéis muçulmanos no mundo que o autor do livro intitulado 'Versos Satânicos' -- livro escrito, editado e distribuído contra o Islã, o Profetae o Corão -- e todos os editores e responsáveis pela produção que conhecem o seu conteúdo estão, com o presente decreto, condenados à morte. Conclamo todos os zelosos muçulmanos, em qualquer parte do mundo a executar esta sentença, para que ninguém ouse insultar as prescrições islâmicas, (...) Quem morrer neste gesto será considerado mártir e seguirá diretamente para o céu. Que Deus abençoe a todos."

3 comentários:

lgn disse...

A realidade é que apenas alguns poucos indivíduos conseguiram se manter sobre os dois pés. A grande massa ainda usa os membros superiores como se fossem inferiores. A transição de humanóides para humanos ainda vai levar muito, muito tempo, se é que se consiga chegar lá. Millôr, se vivo fosse, confirmaria que o homem é uma experiência fadada ao fracasso.

Anônimo disse...

Sabemos que os países usam de estratégias para desestabilizar outros países. Por isso, como o senhor ver este filme voltado para mundo islâmico? Seria por acaso um movimento para aumentar ainda mais a instabilidade na região e favorecer a influência exercida na região, o comercio ou mesmo uma intervenção militar?

Paulo Roberto de Almeida disse...

Felipe,
Não entretenho visão conspiratória da história.
Tudo que os EUA (e outros países) menos precisavam era uma nova crise entre eles e os países islâmicos.
O filme é idiota, feito por um idiota.
Milhões de idiotas, guiados por líderes políticos anti-imperialistas e líderes religiosos fundamentalistas aproveitaram a oportunidade para despejar sua quota de ódio anti-americano e de irracionalidade para as massas.
Paulo Roberto de Almeida