O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Von Mises em Caruaru, PE (sort of...)

Bem, não era exatamente o Ludwig, mas pessoas de nomes bem brasileiros, falando sobre as lições de Von Mises e seus ensinamentos para o Brasil de hoje, entre essas pessoas este modesto blogueiro, mostrado na foto com novos amigos pernambucanos e misenianos aprendizes, como eu aliás.
Quero destacar também -- já que não está mencionado no post abaixo -- a presença de Everton Renault, músico, empreendedor em TICs, amante da liberdade, que nos brindou com uma breve e cativante exposição sobre o uso das TICs no empreendedorismo individual (ver sua página em: https://www.facebook.com/evertonrenault).
No encontro, apresentei este trabalho: 

Intervencionismo governamental:
na ótica de Von Mises e na prática brasileira

Pretendo postá-lo assim que terminar a revisão. Em todo caso, os interessados em conhecer um pouco mais da obra de Von Mises, recomendo o site do Mises Brasil (http://www.mises.org.br/), ou ir direto ao livro, aqui: 
Política Econômica: Pensamentos para Hoje e Amanhã (nos links, para a versão texto: http://mises.org/etexts/ecopol.asp; e para a versão em pdf: http://mises.org/etexts/ecopol.pdf). Em Português existe uma boa tradução de Maria Luiza X. De A. Borges, sob o título de As Seis Lições (publicado em 1985 pela Editora José Olympio, em colaboração com o Instituto Liberal, cuja 6a. edição, de 1998, encontra-se disponível no site do Ordem Livre, sob este link para a versão em pdf: www.ordemlivre.org/wp-content/uploads/mises-seislicoes.pdf).
Paulo Roberto de Almeida

A informação abaixo figura neste link: http://www.estudantespelaliberdade.com.br/index.php/blog/265-ceap-caruaru


Evento reuniu empreendedores no agreste pernambucano durante o fim de semana
pe-caruaru
CARUARU/PE - O fim de semana foi marcado pela segunda edição do Congresso de Empreendedorismo do Agreste Pernambucano, organizado pelo embaixador do EPL no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE), Thiago Beserra Gomes, com apoio do Instituto Millenium.
O evento reuniu estudantes da região, principalmente dos cursos de Relações Internacionais, Economia e Administração, que participaram de dois dias de atividades. Estiverem presentes outros dois embaixadores do EPL, ambos recifenses: Giovanne Amaral, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE, e Aécio Prado, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
CEAP
Aécio Prado, Giovanne Amaral, Paulo Roberto de Almeida, Thiago Gomes e Erick Vasconcelos
O congresso contou com quatro palestrantes. O principal deles foi o diplomata Paulo Roberto de Almeida, mestre em planejamento econômico pelo Colégio dos Países em Desenvolvimento da Universidade de Estado da Antuérpia (Bélgica), doutor em ciências sociais pela Universidade de Bruxelas (Bélgica) e que já trabalhou como assessor especial no Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
Os outros foram o jornalista Erick Vasconcelos, tradutor, professor de inglês e fundador do Instituto Ludwig von Mises Brasil, que estuda há vários anos a metodologia e economia da Escola Austríaca de Economia; o professor Edvaldo Sampaio, empresário e ex-Assessor da Diretoria do Banco do Brasil em Brasília, formado em Direito e mestrando em Psicologia; além do próprio Thiago Gomes, que é estudante de economia e possui 20 artigos científicos publicados, inclusive na Europa, além de atuar como organizador de eventos e possuir uma franquia publicitária.

Nenhum comentário: