O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Ai, que preguiça! Brasileiros continuam macunaimicos... (nao com a minha colaboracao)

De vez em quando eu recebo mensagens de folgados como esse abaixo, a quem poupo o desgosto da transparência.
Primeiro a mensagem dele, depois a minha resposta...
Paulo Roberto de Almeida 

On 23/10/2012, at 22:18, Lxxxxxx Mxxxx <xxxxxxxxxxxx@gmail.com> wrote:
Mensagem enviada pelo formulário de Contato do SITE.

Nome: Lxxxxxx Mxxxx
Cidade: Cxxxxxx
Estado: XX
Email: xxxxxxxxxxxx@gmail.com
Assunto: Sem assunto
Mensagem: Boa noite professor,

Estou meio perdido, por isso gostaria que o senhor me ajudasse com a bibliografia desse edital:

ÁREA XVIII: 1 Direito Internacional Público. 2 História e fontes de Direito dos Tratados. 3 Obrigações e compromissos internacionais. 4 Costume internacional. 5 Entes de direito internacional. 6 Estados. 7 Organizações internacionais. 8 Personalidade internacional. 9 Direito do Mar. 10 Direito Internacional da Navegação Marítima e da Navegação Aérea. 11 Direito Internacional Ambiental. 12 Proteção Internacional dos Direitos humanos. 13 Direito Internacional do Trabalho. 14 Direito
Econômico Internacional. 15 Direito de Integração. 16 Direito do MERCOSUL. 17 Direito Comunitário. 18 Ordenamento jurídico internacional. 19 Direitos territoriais de jurisdição. 20 Sanções no direito 
internacional público. 21 Conflitos internacionais. 22 Segurança coletiva e manutenção da paz. 23 Direito de guerra e neutralidade. 24 Serviço diplomático e consular. 25 Nacionalidade e naturalização. 26 Regime
Jurídico do Estrangeiro. 27 Teoria das relações internacionais. 28 Relações internacionais contemporâneas. 29 Organizações não-governamentais. 30 Integração regional. 31 Globalização. 32 Blocos econômicos. 33 Política externa brasileira. 34 Geopolítica mundial. 35 Economia Internacional. 36 Teorias do desenvolvimento. 37 Relações econômicas internacionais. 38 Balanço de pagamento. 39 Comércio internacional. 40 Teoria das vantagens comparativas. 41 Organização Mundial de Comércio. 42 Movimentos internacionais de capitais. 43 Corporações transnacionais. 44 Organismos internacionais de natureza econômica. 45 Fundamentos de Direito Constitucional Positivo  Brasileiro.

Esse edital é do último concurso de Consultor da Câmara dos Deputados. Como descobri, recentemente, a minha paixão pelo DIP quero prestar esse concurso.
O que o senhor acha?
Muito obrigado pela ajuda
Abraço
Xxxxxxxxx Xxxxxx

===========

Minha resposta, talvez decepcionante para o candidato em questão: 

Acho muito bom que voce preste concurso, que voce passe e que voce se torne um brilhante profissional, ainda que agravando, como milhares de outros brasileiros desejosos da mesma sinecura, o quadro de descalabro de gastos no Legislativo federal, onde trabalham milhares de semelhantes, alguns até mais brilhantes, outros menos, mas todos ganhando muito acima do que deveriam ganhar, pois os altos salários desse poder possuem uma correspondência inversamente proporcional à produtividade (aliás mínima, beirando o zero) do trabalho desses servidores.
Você pretende fazer concurso e já começa a agir como dezenas, provavelmente centenas de outros semelhantes, esperando que outro trabalhe em seu lugar.
Não pretendo fazer, jamais pretendi e provavelmente nunca farei o trabalho que deve ser próprio, pois quem quer fazer concurso deve poder saber onde, como por onde começar a estudar, não é mesmo?
Transferir esse encargo para outros é coisa de quem é muito folgado, de quem acha que os outros estão disponíveis para servir sua preguiça.
Acho que você deve postar uma mensagem circular na internet, dirigida a todos os seus amigos, colegas, conhecidos, professores e outros beneméritos espíritos, que poderão satisfazer suas necessidades intelectuais, sem qualquer esforço para você.
Continue assim que você terá um brilhante futuro pela frente, embora eu não possa dizer o mesmo dos milhares de brasileiros que pagarão seu salário indevido, absurdo, exagerado, abusivo.
Isso se você entrar, claro. Considerando, entretanto, sua preguiça, acho que as chances são poucas.
Boa sorte, então.
---------------------------------
Paulo Roberto de Almeida

7 comentários:

Gabriel disse...

"Como descobri, recentemente, a minha paixão pelo DIP quero prestar esse concurso."

Se é apaixonado pelo DIP já deveria contar com uma bibliografia base sobre o assunto na cabeça.
Sei como que são essas paixõe$.

Mas... Sendo o sujeito, como se vê, um preguiçoso, acho que ele se encaixaria perfeitamente no funcionalismo público brasileiro.

Bruno Coriolano disse...

kkkkk.

Muito boa resposta. Esse povo é folgado mesmo. Só faltou pedir para que o senhor fizesse a prova dele.

João da Silva disse...

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
Cora Coralina (poeta de Goiás)"

Retirado do seu site, Paulo.

Acho que o aluno em questão realmente abusou de sua disponibilidade (em sequer chegar a lê-la). O google está aí para uma pesquisa mínima sobre o tema e a descoberta mínima de alguma bibliografia. Talvez por isso mesmo a ideia da resposta esteja apropriada. A resposta, porém, não deixa de ser ríspida e desfigurada.

JOB FERREIRA DA CUNHA disse...

ESTE È O DOUTOR PAULO ROBERTO DE ALMEIDA ..UM HOMEM SEM MASCARA .E SEM "PAPAS NA LINGUA ", DIGNO DE SER ADMIRADO E RESPEITADO . UM DIA ELE ME CHAMOU DE " ANÔNIMO DESCONHECIDO ' KKKK KIKIKIKIKI EU NÂO ME ZANGUEI , PELO CONTRARIO PASSEI A TER RESPEITO E ADMIRAÇÂO POR ELE ...PENSO QUE A MAIORIA DOS " VAGABUNDOS " PROCURAM EMPREGO PUBLICO . JA TIVE A OPORTUNIDADE DE TRABALHAR ( COMISSIONADO ) NO GABINETE DE UM PREFEITO . E CONFESSO QUE , POR MAIS QUE EU ME ESFORÇASSE NO TRABALHO , EU AINDA FICAVA COM VERGONHA DE OLHAR NO ROSTO DAS PESSOAS . DEPOIS DE 6 MESES e 6 DIAS , EU PEDI A MINHA DEMISSÂO .

Briz disse...

Professor, além da questão da preguiça em si, temos um outro lado. O Brasileiro vê um "blog" como uma fonte de informação gratuita, onde ele não precisa compartilhar, agregar, informar, enfim participar.Um professor meu , blogueiro profissional, diz que o brasileiro é muito "download" e pouco "upload". Acredito que este exemplo se aplica neste "post", não interessa se o senhor tem suas atribuições, se o blog é uma forma de compartilhar idéias, o cidadão acha q o senhor está para isso aí que ele pediu.... kkkkkk

Anônimo disse...

Comece a estudar Direito Internacional Público, por um livro, que eu considero extremamente didático e que está dentro do que você busca que é o Tratado de Direito Internacional, de Valério Mazzuoli.
Depois de ter bastante dedicação ao Mazzuoli, que é mais didático para quem está iniciando, busque Francisco Rezek, que tem opiniões específicas - algumas até como corrente minoritária, e foi professor do Mazzuoli, salvo engano no Mestrado.
Indico também a leitura de Flávia Piovesan. Impossível hoje entender de Direito Internacional, sem ler a Flavia, assim como Lilian Balmant.
Para compreender o DIP e ser um apaixonado como vc diz meu jovem, tenha amor ao Direito Constitucional, pois somente assim irá aprimorar mais o seu conhecimento.Sendo assim, faço a indicação para "iniciar", de Pedro Lenza, com Direito Constitucional Esquematizado. Ele não é o melhor, apenas para iniciantes é mais didático. Quando encerrar a leitura do Lenza, siga para Paulo Bonavides e José Afonso da Silva, que são clássicos do Direito Constitucional. E se quiser ir além, leia o Curso de Direito Constitucional, do Ministro Gilmar Mendes. (pois vc terá uma visão das decisões do STF)
Quanto ao que disse o dono deste blog, não leve a sério. Ele só tem jeito de "Carranca", mas é um dedicado compulsivo aos livros. Não pergunte às pessoas por onde começar, simplesmente comece...É isso que as pessoas esperam dos fortes!
Quanto a ser funcionário público, não tenha vergonha disto, pois o dono do blog, também é. Aliás, com uma carreira brilhante e freada pelo sistema. Faz parte do funcionalismo público, ter a carreira limitada, quando se é brilhante demais ! Se você for um jovem amante do DIP e brilhante, enfrentará algo semelhante,também, quando for expor suas opiniões, enfim...Faz parte da vida!
Veja as críticas como pedras em seu caminho e junte todas e construa um castelo - essa frase não é minha, mas sim de Augusto Cury!
Seja feliz na proporção de seu esforço.

Ass: Alguem que um dia teve as suas dúvidas e angústias...

Mario disse...

Hipocrisia. O autor em questão também é funcionário público e, assim como o cargo pretendido pelo candidato em questão, logra de salários acima do condizentes com seu labor habitual. Francamente, o candidato pode ter sido ingênuo ou preguiçoso, mas isso não tira da resposta o tom hipócrita e arrogante. Aliás, como professor, você deveria usar o bom senso e a ponderação, sempre. Talvez por adentrar no corpo diplomático 20 anos atrás, quando era preciso apenas saber alguma coisa de alguma coisa, se sinta superior perante àqueles que, assim como o professor, querem tornar-se funcionário federal. Entre nós, se fosse ruím e você acreditasse em vírgulas do que disse, o professor não seria diretor da ADB nem tampouco diplomata de carreira. O candidato pode ser preguiçoso, mas o autor da resposta é deveras pior. Hipócrita.