O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Gauchos nas antipodas: entre o progresso e o atraso...

Interessante esta matéria do jornalista Políbio Braga sobre dois universos à parte: um, o privado, prefere aprender novas tecnologias, em benefício do seu setor produtivo; o outro, o governamental, prefere apostar no atraso, em detrimento do primeiro, e aprofundando a improdutividade da máquina do Estado.
Bizarro, não é mesmo: o mesmo estado exibe homens sensatos, racionais, e seres estranhos, reacionários, irracionais.
Paulo Roberto de Almeida 


Missões adversas
Políbio Braga, 15/10/2012

Não se tem notícias sobre a presença de autoridades do governo gaúcho na missão que 24 empresários do setor de laticínios do RS começou nesta segunda na Alemanha e concluirá na sexta na Holanda.
. A visita técnica inclui centros de melhoramento genético, laboratórios, universidades e centros profissionais de excelência.
. O governo estadual deu preferência à missão de 40 membros que levará dia 1º para a atrasadíssima Cuba, onde ninguém terá o que aprender -  além de endeusar os ditadores Castro e nadar nas tépidas águas de Varadero.

2 comentários:

Raul Abreu de Assis disse...

O que só fortalece a tese do Friedman que o estado nao é necessário para a formação de atividades extremamente coordenadas e complexas como a pesquisa cientifica.

Eu, de uma tendência socialista por uma inclinação emocional de rejeição à desigualdade e de achar que o homem pode ser mais que uma "engrenagem" num sistema de produção e consumo, estou cada vez mais convencido que a diminuição dos governos aliados a livre iniciativa e amplo acesso a crédito parece ser o melhor caminho a seguir.

Mas ainda tem muito chão pela frente.

Abraço,

RAA

Gabriel disse...

Vale notar que a vizinha Santa Catarina vem fazendo um trabalho interessante na atração de investimentos estrangeiros.
Fábricas como a Sinotruk e a BMW estão à caminho.

Não, isto não é propaganda eleitoral.
É bairrismo gratuito mesmo. hehehe