O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

19 de Novembro: um dia quase historico

Uma bela homenagem de um jovem admirador:


SEGUNDA-FEIRA, 19 DE NOVEMBRO DE 2012




Tesouros da Humanidade - Paulo Roberto de Almeida





Um diamante só pode ser lapidado por outro diamante. Foi diante das adversidades que Paulo Roberto de Almeida pôde consolidar-se como uma singularidade na diplomacia brasileira. Astucioso, inteligente, sagaz, irreverente e sábio. O mais prolixo ensaísta e comentarista em economia internacional, política externa brasileira, história diplomática, desenvolvimento econômico brasileiro, globalização e segurança internacional.
'Ler é a arte de desfazer nos cegos'. Extremamente agudo e perspicaz abriu os olhos diante de uma realidade suja e desorganizada, envolta pela deterioração de problemas sociais que ajustou no âmbito de sua vida, tendo como ponto de partida, o esforço e dedicação. Como se diz na Física, para realizar um trabalho no início deve-se exercer uma força maior do que ela. Ele o fez. Porém, um homem de conhecimento não vive só de ideias, e sim, de atos. Constrói, então, um panorama acadêmico sem igual. Dedicado professor universitário, diplomata de carreira, amigo, pai e essencialmente, um dos tesouros mais preciosos cultura brasileira. Hoje, aos 63 anos, está cada vez mais hiperativo na sua produção intelectual, o mundo das ideias o guia diligentemente com um compromisso descompromissado, proporcionando ensaios, livros, artigos. 'Se pensar e não agir, nada adiantará', dizia Einstein. Somente a ação faz as coisas acontecerem. Seu ressalto juvenil revolucionário tentou emplacar mudar o mundo, não sendo possível. Entretanto, pôde mudar a realidade de milhares de pessoas por meio da dedicação, empenho, esforço, encorajamento e inspiração, escrevendo e enaltecendo todos os dias direcionamentos para jovens, adultos e todos que pretendem romper a rotina do isolacionismo (de um ostracismo não esclarecido) e ingressar no mundo das ideias.

A ele dedico estas singelas palavras. Felicidades hoje e sempre!!!!

  Fortes abraços,

                  Jonathan Yuri

Colega acadêmico, amigo, pupilo e 'filho'.




Nasce em 19 de novembro de 1949, em São Paulo. Oriundo de classe média baixa, trabalhou desde cedo para ajudar no orçamento familiar, não sendo no entanto, empecilho para travar uma batalha por meio dos estudos. Demonstra forte inclinação para as Humanas, em especial História. Ingressa na 1° turma do Ginásio  Estadual Vocacional Oswaldo Aranha, tendo lá concluído o ciclo secundário. Lá, porém, desenvolve seu caráter de pesquisador, marcando seu perfil de 'espectador engajado', bebendo dos clássicos do pensamento brasileiro. Impulsionado por tais leituras, dedica-se a 'derrotar o governo', num fluxo (in)consciente de anarquismo revolucionário, que mais tarde reconforta-se no entendimento de que nada era válido, apenas o espírito engajado de mudar o mundo - ou a realidade em que vivia. Inicia seus estudos na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas do curso de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, interrompendo-o no 2° ano e, concluindo-o na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Bruxelas, em 1975. No ano seguinte, torna-se Mestre em Planejamento Econômico pelo Colégio dos Países  em Desenvolvimento da Universidade do Estado de Antuérpia, e em 1977, aos 28 anos, ingressa por concurso direto na carreira diplomática.

Em 1984, torna-se Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Bruxelas. Finalmente, tem o curso de Altos Estudos do IRBr do Ministério das Relações Exteriores, em 1997, com a tese Formação da Diplomacia Econômica no Brasil: as relações econômicas internacionais no Império.

Autor de vários trabalhos sobre as relações internacionais e política externa do Brasil, exerceu diversos cargos na Secretaria de Estados das Relações Exteriores e em embaixadas e delegações do Brasil no exterior. Foi ministro-conselheiro na Embaixada do Brasil em Washington (1999-2003). Trabalhou entre 2003 e 2007 como Assessor Especial no Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Designado diretor-adjunto do Pavilhão do Brasil na Shanghai Expo 2010.

É professor no Programa de Mestrado e Doutora em Direito do Centro Universitário de Brasília (Uniceub); professor orientador no Mestrado em Diplomacia no Instituto Rio Branco do Itamaraty (2002-2007) e membro de banca do Curso de Altos Estudos. Tem sido regularmente convidado para ensinar em universidades brasileiras e estrangeiras. Possui experiência nas áreas de relações internacionais e em sociologia. Professor convidado no Institut de Hautes Etudes de I'Amérique Latine (Sorbonne), Paris, de janeiro a junho de 2012. Publicou mais de uma dezena de livros individuais, organizou diversas outras obras, participou de dezenas de livros coletivos e assinou centenas de artigos em revistas especializadas.

7 comentários:

Anônimo disse...

"...many happy returns of the day...cheers...!"

Vale!

Nataniel disse...

Parabéns Paulo, desejo-lhe muitos anos de vida com saúde e felicidade. Abraços.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Muito grato Nataniel,
Continuarei na frente de batalha, neste blog, um quilombo de resistência intelectual contra a mediocridade, a fraude e a mentira, de onde quer que venham esses atentados à democracia, às liberdades, à economia de mercado.
Paulo Roberto de Almeida

Briz disse...

Parabens professor, sorte, saúde, felicidades e paz.

Esse blog me fez decidir, mesmo com 36 anos, a tentar a carreira diplomática, e não tenho vergonha em agradecer pela sua dedicação neste blog.

Abrcs. Fabricio

Anônimo disse...

Many happy returns of the day...cheers...!

Vale!

Mário Machado disse...

Feliz aniversário professor. Que interessante que amanhã seja meu aniversário será que esses dias tem algum signo astral que leve para atenção pela 'cousas' internacionais.

Abs,

Gilrikardo disse...

Tanto se ouve, tanto se almeja, tanto se deseja... mas fazer a diferença é para poucos.

Parabéns professor, cá louvamos os momentos compartilhados neste blog.