O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Noticias que eu preferia NAO ter lido... (seção inutilidades)

Eu leio muita coisa, eu sei, e todos que frequentam este espaço aberto, sabem do volume e da diversidade de informações que eu manipulo cotidianamente, todas as horas, do dia, da noite, e em outros horários também.
Muita coisa do que posto aqui é feita de simples transcrições de matérias jornalísticas, informativas ou analíticas, o que transforma este blog numa espécie de depósito, ou repertório, de notícias úteis para quando alguém, eu no caso, precisar recuperar alguma informação relevante para algum trabalho analítico ou expositivo.
Muita coisa do que leio é perfeitamente inútil, seja porque redundante, seja porque francamente estúpida, inútil ou desinteressante, mas até isso pode ser indicativo de alguma coisa.
Pois bem: estou inaugurando agora, de forma totalmente irreverente, e iconoclasta, como é o espírito deste blog, uma seção especial de matérias que eu preferia NÃO ter lido, seja porque expressam coisas que não deveria estar acontecendo - por equivocadas, inúteis, desperdício de dinheiro público -- ou porque constituem simples bullshits, de governos, de organizacões, de pessoas (e todos sabem como existem personagens que gostam de enganar os outros, ou nos chamar de idiotas, com conversas totalmente furadas, e desnecessárias).
Que vou fazer, se existem essas coisas inúteis, que poderiam não existir, mas que insistem em nos fazer perder um precioso tempo com iniciativas que nunca deveriam ter sido tomadas?
Pois bem, vamos começar nossa seleção de

NOTÍCIAS QUE EU PREFERIA NÃO TER LIDO (22/11/2012):

Brasil defende planejamento regional integrado entre países da América Latina
A ministra do Planejamento, Miriam Belchior (foto), defendeu nesta quinta-feira (22/11) o planejamento regional integrado entre os países da América Latina, como forma de reduzir as assimetrias entre essas nações e impulsionar a inserção dessas economias em um mercado internacional crescentemente competitivo.
 (mais aqui)

Vicentinho vai aprimorar projeto que garante direitos a DJ’s
O deputado Vicentinho (PT-SP) afirmou ontem que está aberto a sugestões para aperfeiçoar o projeto de lei (PL 3265/12), do Senado, que regulamenta a profissão de Disc-Jóquei. A proposta, relatada por ele na Comissão de Trabalho, define dois tipos de profissionais: o DJ ou profissional de cabine de som e o produtor DJ. O texto prevê a exigência de registro profissional para os DJ’s e fixa carga de trabalho em seis horas diárias e 30 semanais para as duas categorias. (...)

 O BNDES da América do Sul nasce em março com US$ 7 bi de capital e sede em Caracas
 O secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda anunciou nesta quarta-feira (21/11) o início do Banco do Sul, ao informar que os ministros de finanças de Argentina, Brasil, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela vão reunir-se, em março, para definir a diretoria e os procedimentos de abertura da conta para o aporte de recursos dos sócios. A instituição de fomento, que terá sede em Caracas, capital venezuelana, e subsidiária em Buenos Aires, capital argentina, contará com capital inicial de US$ 7 bilhões.
(mais aqui

Tombini faz prognóstico positivo da economia em audiência na Câmara
Ao traçar para deputados e senadores um raio-X da atividade econômica brasileira, o presidente do Bando Central (BC), Alexandre Tombini, disse na quinta-feira (22) durante audiência pública na Câmara, que a economia do País vive um ritmo mais intenso de crescimento neste semestre, impulsionada, sobretudo, pela demanda doméstica. (...)
“O nível de confiança do empresariado está elevado”, afirmou. A melhoria da competitividade, explicou Tombini, tem relação direta com algumas políticas de governo, como a desoneração a folha de pagamento, que reduziu o custo do emprego para os empregadores, e a já anunciada redução das tarifas de energia, uma dos grandes vilãs da competitividade industrial.

Meu comentário (PRA) a esta última notícia enganosa:
Mas como pode ter melhorado a competitividade geral da economia se a desoneração da folha de pagamentos se aplica apenas e tão somente a um número muito limitado de setores e ainda nem entrou em vigor? Como, por outro lado, o simples anúncio de uma redução de tarifas de energia, que não se sabe se e quando vai entrar em vigor, tem o poder de já melhorar a competividade industrial?
Enfim, uma notícia que certamente eu preferia NÃO ter lido...
Paulo Roberto de Almeida   

Nenhum comentário: