O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Memoria das vitimas do Holocausto: defender a dignidade humana e a verdade por vezes custa caro...

Apenas um trecho de matéria da Confederação Israelita do Brasil (Conib), em parceria com a Associação Cultural Israelita de Brasília,  na cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, no dia 30 de janeiro de 2013, em Brasília:

Na solenidade promovida (...) foi também prestada uma homenagem a Aracy Guimarães Rosa, funcionária do consulado em Hamburgo, e Luis Martins de Souza Dantas, embaixador brasileiro na França, que, nas décadas de 1930 e 1940, salvaram centenas de judeus, ao obter vistos para o Brasil contrariando ordens do governo Getúlio Vargas.

Pois é, às vezes é preciso contrariar ordens superiores para manter a dignidade...

Nenhum comentário: