O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Pausa para... gatos historicos, literalmente...

Bem, não registraram o nome do gato, mas de toda forma ele conseguiu ficar na história...

Historiador acha pegadas de gato em registro de 1445

Borrões do felino estão em documento medieval pertencente a arquivo da Croácia

21 de fevereiro de 2013 | 11h 41
Carlos Eduardo Entini
O escriba cochilou e o gato aproveitou para deixar suas pegadas na história. Essa é uma das imagens que surge quando se vê as patas de um gato sobre um manuscrito de 1445. A descoberta foi feita pelo historiador Emir O. Filipovic da Universidade de Saravejo.

Emir O. Filipović/Reprodução

O gato da idade média passou com as patas cheias de tinta sobre o manuscrito pertencente ao arquivo público de Dubrovnik (Croácia). O documento "Lettere e commissioni di Levante" registra cartas do governo de Dubrovnik. As pegadas foram feitas em um documento datado de 11 de março de 1445. O que não quer dizer que ele tenha passado por ali exatamente naquele dia.
A notícia foi publicada  pela revista The Atlantic em 19 de fevereiro, mas o historiador divulgou a descoberta no Twitter em 27 de setembro de 2012.
Postar um comentário