O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 25 de março de 2013

A Journey Inside the Whale: bebendo na baleia

Tem aquela história do Jonas, que foi engolido por uma baleia (a Biblia fala de um grande peixe, o que não seria o caso, portanto), mas que sobreviveu à sua maneira, com o que tinha à mão. Certamente não foi como numa versão à la Disney, misturando Gepetto e outros personagens, com algum conforto interior e até iluminação à la chandelle...
Bem, não posso dizer que a minha situação se parece com algum desses personagens, mas que eu tenho me divertido na minha jornada através da baleia, isso não posso negar.
Como se trata de uma baleia cosmopolita e livre cambista, aqui se pode comprar de tudo.
Sem querer humilhar ninguém, faço apenas uma listinha dos vinhos comprados e consumidos nos mercados locais, o que não inclui, obviamente, os consumidos diretamente nos restaurantes, como por exemplo neste domingo, no restaurante OPorto, assim mesmo, que teve uma garrafa de alentejano branco para acompanhar bacalhau e lulas grelhadas.
Vai aqui a listinha, não necessariamente na ordem de consumo, mas segundo as notas tomadas no computador (que deixaram de fora as 10 ou 15 garrafas de uma fase inicial). Vale lembrar que alguns desses vinhos foram criminosos reincidentes, já que as infrações se estenderam por duas ou três garrafas (como por exemplo o Zinfandel da California, a 15,5 graus, ou os Barbera, da Italia, a 14,5), mas não quero exagerar:


2010 Lockhart Merlot (California)
2010 Stonington Chardonnay (Connecticut)
2010 Riesling Markus Molitor (Deutschland)
2012 Cabernet Sauvignon Las Lenas (Argentina)
2010 Montepulciano Zaccagnini (Italia)
2012 Sauvignon Blanc Oyster Day (New Zealand)
2011 Pinot Grigio Barone Fini (Italia)
2010 Bordeaux Rouge Lafite Reserve Baron de Rothschild (France)
2011 Carmenere Casillero del Diablo (Chile)

Vai aumentar, certamente, a razão de três ou quatro garrafas por semana, que mais seria exagero, e menos seria uma perda de oportunidade...
Não menciono as garrafas de Porto, de Amaretto, de Grand Marnier ou de Limoncello, para não pensarem que estou seguindo o modelo americano dos grandes bebedores, inclusive porque, de consumido, mesmo, até agora, foram só duas garrafas de Porto. Outras virão, certamente.
A baleia por enquanto se mantém à tona...
Paulo Roberto de Almeida

Nenhum comentário: