O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 21 de março de 2013

Estatisticas para que te quero... por rematada curiosidade...

Confesso que foi por acaso, pois raramente tenho tempo de percorrer estatísticas de acesso, e sequer instrua um desses programinhas voyeurs a me contar o que vai atrás da cortina, ou do outro lado da porta. Mas cai, inopinadamente nas estatísticas desse blog, e uma coisa me intrigou: essa protuberância fálica aí debaixo, bem no meio de uma "curva" de tendência que parecia normal. Curva de tendência é deformação econômica: simples frequência de assistentes ao fio dos dias.
Vejam só:
Gráfico de visualizações de página do Blogger

Visualizações de página de hoje
309
Visualizações de página de ontem
2.081
Visualizações de página do mês passado
53.963
Histórico de todas as visualizações de página
1.266.808

O que pode ter motivado essa ereção?
Não deve ter sido nenhuma postagem pornográfica, pois esse tipo de material não entra aqui, mas pode ser algo equivalente. Vejamos.
Deve ser, por acaso, um elogio ao governo, e os petralhas se surpreenderam e vieram consultar em massa. Como vocês sabem, eles dispõem de um exército de mercenários da blogosfera, que ficam vigiando o que sai postado.
Eu mesmo já recebi muitos xingamentos por aqui, pois não me conformo ao padrão bovino esperado da maior parte dos eleitores deste país onde nunca antes fomos tão felizes, tão educados, tão corretos e transparentes...
Constato também, que já cheguei a mais de 660 seguidores (grato galera) e mais de 120 Google+ followers, o que pode ter motivado, eventualmente, essa erupção (vamos deixar ereção de lado).
Não pode ser algum assunto picante, pois estes foram os posts mais acessados nos últimos tempos:
77
70
52
49
48
Mas também teve este aqui, com 102 visualizações, o dobro da média observada para a maior parte dos demais:
Mas era tudo brincadeira, um Primeiro de Abril antecipado...
Se alguém souber me explicar aquela erupção vulcânica no dia 16 ou 17 eu agradeço.
Vale uma postagem extra...
Paulo Roberto de Almeida

Addendum:
Postagens mais frequentes, em detalhe:
77








71








54








50








48








48








47








46








42








40








2 comentários:

Raul Abreu de Assis disse...

Caro Paulo,

antes de procurar uma "causa" específica para o pico, é necessário determinar se realmente seu aparecimento não é devido ao acaso.

Apesar dos eixos não terem legenda, eles parecem fornecer o número de acessos em cada hora do dia. Em dias "normais", os acessos são distribuídos por várias horas distintas, causando uma sequência de picos médios. Entretanto pode ocorrer (de forma mais rara) que boa parte de seus seguidores, por acaso, acessem seu blog na mesma hora, o que desloca a altura dos picos médios para um único pico, provocando esse "spike".

Existem testes estatísticos que aproximam a probabilidade do aparecimento de um pico desses, dado o histórico passado de acessos. Dessa forma seria possível responder mais precisamente se há ou não uma necessidade de explicar a "causa" desse aparecimento. Para tanto, seriam necessários os dados de acesso (quanto mais melhor). No olhômetro, me parece plausível que seja somente um deslocamento de acessos para um mesmo horário (uma indicação pode ser obtida se vc contar o número total de acessos naquele dia e comparar com o total de vários outros).

Tem um livro muito interessante que fala sobre como nosso cérebro não está naturalmente adaptado para interpretar dados numéricos: "O andar do bêbado: como o acaso afeta nossas vidas", autor: Leonard Mlodinow.

T+

Paulo Roberto de Almeida disse...

Grato. Sou um total incompetenre para tecnicalidade da coisa.