O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 18 de junho de 2013

Sobre os protestos, uma opiniao corajosa - Milton Pires

17 de junho – Ilusão de Fazer História 

Milton  Simon Pires

Impressionante...mudo de canal, de página na internet, leio outro blog, escuto outra estação de rádio e, invariavelmente,  alguém diz que aquilo que aconteceu no Brasil ontem “foi um recado para os políticos”. Não faltam, inclusive, saudosistas que comparam os distúrbios de 17 de junho com o movimento pelas “Diretas Já” nos anos 80 ou os “Carapintadas”, nos anos 90. Eu estava nos dois processos e afirmo a vocês – não existe absolutamente NADA em comum entre eles e o Passe Livre. Não foi um ato original, não foi democrático, e não foi legítimo.
Não sei quanto tempo vai demorar para que as pessoas no Brasil entendam que o PT não é um partido  político, mas sim uma organização revolucionaria e criminosa como várias vezes já escrevi. Fosse ele um partido como outro qualquer e seria lógico pensar que, uma vez no governo, uma manifestação como a de ontem representasse um ato da oposição.
Mais de uma vez eu já disse que não há oposição no Brasil. As pessoas não entendem que o PT é governo e oposição ao mesmo tempo. O que o país viu ontem foi uma parte do PT, a majoritária, enfurecida com Dilma Roussef ter permitido que a Ação Penal 470 fosse até o fim. A estratégia desse grupo é impedir, ou tornar um fracasso, a Copa do Mundo no Brasil de maneira que a reeleição da presidente seja impossível. É isso, e somente isso, que pode livrar a ralé de Ribeirão Preto da cadeia que lhe espera e Lula de uma série de complicações com a justiça por causa de sua amante.
Sinto uma pena muito grande de ver tantos estudantes, tantas pessoas de bem participando de atos que terminam em vandalismo e confronto com a polícia. É triste ver que essas pessoas não percebem que estão sendo usadas com pretexto de valor da passagem, gastos com estádios da Copa ou seja lá o que for...Quanta ingenuidade, quanta vontade de “fazer história” se comparando com os manifestantes do passado, hein? Que dificuldade, para aqueles que estavam na passeata, cantar músicas do Chico, do Caetano ou do Geraldo Vandré..Foi há muito tempo e os meninos de ontem ainda não tinham nascido, né petralhas? Se pedirem para mim, eu canto a versão que vocês merecem ouvir..
Essa sensação de que o “Brasil despertou”...que “ninguém segura esse gigante”..que “agora é a vez do povo”, muito longe de enfraquecer os petralhas serve para fortalecê-los. Não se enganem, meus amigos, com a natureza do Partido-Religião. O PT rasteja na lama...ele sobrevive do esgoto da cultura, alimenta-se do ódio de classes, cresce com a violência popular e torna-se mais forte a cada escândalo. Dilma Roussef traiu pessoas que ontem provavelmente estavam tomando vinho chileno e escutando Chico Buarque baixinho enquanto assistiam numa grande TV tela plana, e numa sala enorme com ar condicionado central, os adolescentes com camisa no rosto apanharem da polícia (com toda razão) nas ruas do Brasil..O Partido-Religião nasceu da reunião dessas criaturas com o submundo do crime do sindicalismo do ABC. Depois foi amamentado aqui em Porto Alegre – RS.
Apreendam de uma vez por todas – não se faz greve, ou movimentos, ou passeatas populares abertamente contra o governo do PT. Foram canalhas que estão prestes a ir para cadeia que introduziram esse conceito no Brasil. É como entrar num ringue com um campeão do UFC – a derrota é certa.
O que vimos ontem pela TV, que deixou tanta gente em choque, que fez jornalistas pensarem que era o “povo insatisfeito com os rumos do Brasil” foi só uma parte do PT brigando com ele mesmo.
Insisto – não há oposição alguma no Brasil. Não há outro partido político a ser levado a sério em termos de plano de poder além do PT. Colocando em termos religiosos – na Idade Média costumava-se dizer que “fora da Igreja não há salvação”. Eu afirmo a vocês – Fora do PT não há oposição.
Tudo, absolutamente tudo, que está acontecendo destina-se a colocar novamente no poder o Grande Alcoólatra e a turma de Ribeirão de Preto em 2014. Lamento informar aos mais jovens que pensam que estão mudando o Brasil como, de fato, aconteceu nas Diretas Já e no Fora Collor – lamentavelmente,  não é a mesma coisa...é só a ilusão de “fazer história”.


Porto Alegre, 18 de junho de 2013.

7 comentários:

José Mário Ribeiro Silva disse...

Parei de ler esse blog depois de perceber que você compartilha de uma opinião medíocre e raivosa desse pseudo-cidadão que acha que tudo que é saudoso é melhor(ou mais legítimo). Meu caro Paulo, é muito fácil falar sentado num escritório com ar condicionado e com o cú na mão, atrás de um notebook. Sua alma está velha e a única coisa que sabe fazer é reclamar de tudo e todos sem nem sequer dar a chance de ser convencido do contrário. Seu blog já foi vivo, suas ideias já foram tentadoras, hoje não passam de meros tentáculos para demonstrar seu ódio ao PT ou a qualquer coisa que faça barulho e incomode o seu comodismo. Ainda bem que passou para diplomata há décadas atrás, pois caso fosse hoje, suas respostas se limitariam a incitar o ódio à diversidade e ao pluralismo de opinião, e certamente não teria a mínima chance com os alunos que tanto despreza. Mais uma vez,caro professor,quem não sabe ensina. Viva seu egocentrismo medíocre e seu ID.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Sempre tem gente, incapaz de argumentar, que prefere atirar sobre o mensageiro, em lugar de tentar discutir os problemas.
Geralmente são ditadores, que ordenam a execução dos mensageiros, mas mercenários a soldo também podem fazer isso, na ilusão de que vão evitar os problemas ou a discussão sobre os problemas.
Como já disse alguém: fatos não deixam de existir, apenas porque não se gosta deles.
Mas, tem gente que prefere enfiar a cabeça na areia. Ou então simplesmente ofender. Deve ser recalque, ou algum problema psicológico...
Muita gente...
Paulo Roberto de Almeida

Paulo Roberto de Almeida disse...

O José Mario Ribeiro Silva diz que "parou de ler esse [sic] blog", e no entanto comenta um último post.
Deve tratar-se de um caso raro de telepatia cibernética: sem ler o meu blog, ele inteirou-se de um post, e imediatamente passou a xingar os autores, este que vos escreve e o que era transcrito, com nome e localização.
Digno desses "telepatas" de circo do interio, que adivinha os números tirados pelo público, cantados pela assistente, e que encanta os incautos.
O JMRS tem um brilhante futuro pela frente... inclusive para tentar adivinhar qual vai ser o futuro do seu partido preferido.
Deve valer ouro...
Paulo Roberto de Almeida

Anônimo disse...

Pois eu concordo com o que o garoto disso: tudo o que o senhor faz aqui é destilar ódio, jamais debater ideias com argumentos. Acreditar que as manifestações são orquestradas pelo PT, com o intuito de derrubar a Dilma, é absolutamente delirante, e não há nenhum argumento que sustente isso. Da mesma forma, chamar um ex-presidente (por pior que seja ele) democraticamente eleito de "o Grande Alcoólatra" apenas demonstra que o intuito do blog é destilar o ódio.

Anônimo disse...

Só um acréscimo:

"Sempre tem gente, incapaz de argumentar, que prefere atirar sobre o mensageiro, em lugar de tentar discutir os problemas."

A última coisa que o senhor faz neste blog é argumentar. O mais comum é xingar qualquer um que discorde dos seus posicionamentos políticos. "Atirar sobre o mensageiro" é exatamente o que o senhor faz aqui todos os dias. O senhor se transformou em um ícone da direita delirante e cheia de ódio, ao lado de lunáticos como Olavo de Carvalho (o astrólogo muito citado por você, que afirma que há restos de fetos humanos na fórmula da Pepsi Cola -- procure o vídeo no YouTube). Não há um mínimo de vontade de debater ideias de forma honesta, mas apenas esbravejamento e ódio. O senhor tornou-se uma caricatura, alvo de chacota até mesmo por pessoas que já foram coautoras de livros seus.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Continuam atirando sobre o mensageiro, anonimamente.
Uma questao de carater, sem duvida...
Ou de falta de...
Paulo Roberto de Almeida

Paulo Roberto de Almeida disse...

Existem pessoas que se responsabilizam pelo que escrevem, assinam embaixo.
E existem mercenarios a soldo, ou covardes, que nao conseguem senao atirar sobre pessoas, por falta do que dizer sobre os problemas.
Esse é o,legado dos que nao tem nada a dizer.
PRA