O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 30 de julho de 2013

Educacao nos EUA: as melhores universidades (estou no bom lugar)

Dia 12 de Setembro já tenho uma palestra em Yale. Depois Harvard e Brown. Acho que vou me divertir por aqui.
Paulo Roberto de Almeida
Hartford, CT, New England

Stanford é a melhor universidade americana em ranking da 'Forbes'. Confira top 10

Princeton fica em 3º; Harvard, em 8º. Foram avaliadas 650 instituições

Veja.com, 29/07/2013
Corredores da Universidade Stanford
Corredores da Universidade Stanford, eleita a melhor universidade dos Estados Unidos pela 'Forbes' (Divulgação)
A revista americana Forbes publicou no fim da semana passada uma lista com as cem melhores universidades dos Estados Unidos de 2013, feita em parceira com o Center for College Affordability and Productivity (CCAP), núcleo independente de pesquisas voltado ao ensino superior. Pela primeira vez em seis edições do America’s Top Colleges, como é conhecido o levantamento, as duas primeiras posições foram ocupadas por instituições da Califórnia: Stanford e Pomona, respectivamente. A Universidade Princeton aparece em terceiro, enquanto Harvard, que figurou no 6º lugar em 2012, caiu para 8º. Foram avaliadas 650 universidades (confira a lista com as dez primeiras colocadas).
Além de ter duas escolas no top 3 do ranking, a Costa Oeste americana também se saiu melhor no quesito educação pública. A Universidade da Califórnia, em Berkeley, foi considerada a melhor instituição estadual de ensino superior, ocupando a 22ª posição da lista.
Os organizadores do prêmio destacaram ainda o bom desempenho da chamada Ivy League – grupo que reúne as universidades privadas Harvard, Pensilvânia, Princeton, Columbia, Yale, Brown, Cornell e Darthmouth, todas localizadas no Nordeste dos Estados Unidos. Apesar de não liderar o ranking, o grupo ficou dentro do top 20, com Princeton, Yale e Columbia em 3º, 4º e 5º lugares, respectivamente. Cornell foi a que apresentou o melhor salto: da 51ª posição, em 2012, para a 19ª, em 2013.
Para construir o ranking, Forbes e CCAP analisam fatores como taxa de satisfação dos estudantes com as aulas, inserção no mercado de trabalho após a graduação, dívida adquirida para pagar mensalidades, prêmios conquistados pelos estudantes das faculdades e porcentagem de alunos no prazo estipulado pelo curso.

As dez melhores universidades dos Estados Unidos

1 de 10

1º lugar - Universidade Stanford, Stanford, Califórnia


Instalada em pleno Vale do Silício, a Universidade Stanford, fundada em 1891, é conhecida pelo desenvolvimento de tecnologia de ponta e pela formação dos mais poderosos CEOs da indústria tecnológica – caso de Larry Page, atual presidente do Google. A instituição acumula o mais famoso curso de ciência da computação dos Estados Unidos e um dos principais centros de pesquisa do mundo.
Stanford é também sinônimo de excelência em ciências humanas, sociais e naturais, com renomados cursos de direito e medicina, além do maior laboratório de pesquisa de células-tronco já construído. São sete faculdades, 16.000 estudantes e 19 prêmios Nobel laureados a alunos, ex-alunos e docentes.
Stanford foi considerada a segunda melhor universidade do mundo pelo ranking 2012-2013 da revista Times Higher Education (THE), atrás apenas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e empatada com a Universidade Oxford, na Grã-Bretanha.

Um comentário:

Anônimo disse...

http://oglobo.globo.com/pais/joaquim-barbosa-brasil-nao-esta-preparado-para-um-presidente-negro-9224636

Vale!