O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 24 de novembro de 2013

Venezuela: o Natal miseravel do socialismo chavista

Venezuela

Nicolás Maduro confisca até o espírito de Natal

Às vésperas do fim do ano, falta de tudo nas prateleiras da Venezuela. Em vez de clientes, comércio espera a visita dos fiscais do regime

24/11/2013
O presidente venezuelano Nicolás Maduro
Inflação chega a 50% no atual governo de Nicolás Maduro (Jorge Silva/Reuters)
A um mês do Natal, os venezuelanos sofrem não apenas com a falta de opções de presentes nas lojas, mas também com uma dramática escassez de produtos básicos, que, segundo reportagem do jornal El Universal, de Caracas, chega a 98% em alguns casos.
Caracas registrou em outubro a mais alta escassez dos últimos três anos, em relatório do Banco Central venezuelano que avalia 19 produtos básicos. A indisponibilidade de leite pasteurizado, por exemplo, chega a 90,1%. A falta dos demais produtos varia entre 70% e 98%.
Com a economia do país fechada ao comércio exterior e a estatização das indústrias, a oferta não consegue atender à demanda e a inflação, estima-se, chega a 50%. O atual presidente, Nicolás Maduro, herdou uma crise econômica já em curso quando foi eleito para suceder Hugo Chavéz. Nos seis meses em que está no poder, Maduro seguiu a cartilha bolivariana e, em vez de reconhecer a falência do sistema econômico, atribui os problemas a "guerra econômica" tramada por inimigos externos.
Entre 2002 e 2012 foram expropriadas 1.168 empresas, na maioria venezuelanas. Os últimos dados do Banco Central da Venezuela, de julho, mostraram que a escassez de alimentos fabricados por empresas estatais  dobrou entre 2007 e 2013.  A falta de azeite, açúcar, farinha de trigo e farinha de milho atingiu os patamares de 78%, 67%, 63% e 62%, respectivamente. Há seis anos esses níveis estavam em 53%, 25%, 14% e 5%, o que evidencia a piora dos últimos anos. 
O jornal destaca ainda que tal realidade — redução do parque industrial e, consequentemente, da capacidade de produção — transformou a Venezuela em um país que precisa importar 70% de seu consumo.
Natal — O comércio do país, diferentemente de outros anos, não se preocupa este ano com enfeites e ainda não decidiu se estenderá o horário de funcionamento em dezembro, como é de praxe. Os comerciantes, segundo o jornal El Universal, estão mais preocupados em receber a visita do comando militar de fiscalização do que felizes com o período de altas vendas que se aproxima. Há inúmeras restrições sobre importação e comercialização de produtos.
Além de as lojas de telefonia do City Market, centro comercial da capital, terem sido fechadas, as lojas de roupas, calçados, eletrodomésticos e eletrônicos estão com pouco estoque e mostruário. A compra de produtos por pessoa também está sendo controlada. 

Nenhum comentário: