O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

O que alguns querem receber de presente de Natal: cartas secretas ao Papai Noel (NSA)

Cartinhas secretas ao Papai Noel (agora reveladas):
o que alguns querem receber em suas meias de Natal

Paulo Roberto de Almeida
Agente bibliográfico da NSA

Nossos poderosos meios de interceptação eletrônica, escondidos em algum canto do Império, detectaram algumas mensagens especiais, mandadas por e-mail para o Papai Noel, que se esconde em seu bunker em algum outro canto gelado acima do círculo polar. Segundo nossos computadores e tradutores automáticos, estes foram alguns dos mais estranhos pedidos encaminhados ao endereço do bom e simpático velhinho (santaclaus@rovaniemi.fi), que mesmo tendo códigos especiais só disponíveis aos verdadeiros crentes (menores de 10 anos), ainda assim não escaparam à nossa criptografia reversa, implacável com gregos e goianos.

1) De uma candidata reincidente:
Caro Papai Noel,
Eu acho uma coisa extraordinária ter chegado até aqui, mesmo que coisas ainda mais extraordinárias ainda possam acontecer, e isso eu só posso agradecer aos meus amigos, aos meus protetores, ao meu pessoal. Eu queria pedir ao Senhor, se não for pedir muito, uma taxa de crescimento um pouquinho maior, se der acima de 3%, pois as coisas aqui começam a ficar sem graça com essas coisinhas abaixo de 2%. De preferência já no primeiro semestre, que é para deixar o pessoal otimista para a Copa. Também peço menos manifestações este ano, pois as do ano que está acabando já deram o que falar; esse pessoal do Bad block, ou seja lá como se chamam, são uns chatos, para não dizer outra coisa. Espero, e o Senhor pode ajudar, que nenhum dos médicos importados faça alguma bobagem com algum paciente brasileiro, já que eles falam um dialeto que nem a Cristina entende. Sim, para mim eu quero um iPad-mini novo...

2) De um candidato inédito:
Salve São Nicolau,
Estamos aqui nos preparando para um gigantesco esforço de melhorias em nosso país, que merece mais, e melhor, apesar do muito que já foi feito. Não pretendo me indispor com ninguém, mas se não lhe for pedir muito, gostaria ter sua ajuda especial no sentido de tentar convencer nossa nova companheira a ser mais pelo desenvolvimento e menos sustentável, que isso anda deixando preocupados nossas classes produtoras. Não sei se o escritório do Papai Noel tem metodologia estatística, mas eu ando desconfiado dessas pesquisas de opinião: daria para ter uma pesquisa independente, feita aí no Polo Norte, só para tirar minhas dúvidas? Se ainda for possível, eu queria mais algum tempinho no horário gratuito, pois fica difícil com 3 minutos por dia. Eu mesmo vou querer só um desses celulares israelenses, que já vem com codificação de fábrica.

3) De um candidato esperado:
Meu bom parceiro de longas caminhadas,
Estamos no mesmo diapasão de valores e princípios, e por isso me julgo merecedor da sua atenção. Desejo empreender um sério esforço de recuperação deste nosso país tão sofrido, tão enganado em suas legítimas aspirações, e por isso carente de um novo caminho. Quero lhe propor um pacto: empreender a retomada do projeto cristão que sempre foi o desta Nação abençoada por Deus desde sua descoberta. Não lhe peço que prejudique meus competidores, mas que convença alguns dos meus aliados a de verdade se engajar no meu projeto. Sua ajuda vai ser inestimável, pois sem unidade, dificilmente conseguiremos ir muito longe, ao Polo Norte nem pensar. Eu também quero lhe pedir, para mim mesmo, lucidez e fortaleza da alma, pois vou precisar de confiança em mim mesmo. Sim, aguardo sugestão de nome para o meu herdeiro...

4) De um candidato possível:
Ô companheiro vermelho,
 Eu já tive muito na vida, e acho que sou eu quem pode fazer a felicidade de alguns, por isso não peço nada de especial. Só gostaria que a imprensa me deixasse em paz com essas velhas histórias que só servem para ajudar meus adversários. Dá para dar um jeito nesses chatos? Não precisa fulminar os caras com um raio, mas vocês não têm aí na sua oficina aqueles escudos protetores que a gente vê nos filmes?

5) De um interno:
Eu só queria movimentar meu blog livremente, pois estou cada vez mais convencido da minha inocência...

Hartford, 24 de Dezembro de 2013


Nenhum comentário: