O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Orcamento Impositivo (so para gastanca parlamentar): o Brasil aprofundasua decadencia governamental

Todas as semanas, quase todos os dias, temos mais um exemplo de afundamento progressivo da governança no Brasil, juntando a inépcia dos companheiros com a voracidade e a irresponsabilidade da classe política.
O Brasil afunda por escolha própria...
Paulo Roberto de Almeida 

Política

Dilma sanciona LDO e mantém Orçamento Impositivo

Lei de Diretrizes Orçamentários de 2014 foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União e prevê pagamento integral de emendas parlamentares

A presidente Dilma Rousseff e o presidente da Câmara, deputado Henrique Alves, no Plenário do Senado
A presidente Dilma Rousseff e o presidente da Câmara, deputado Henrique Alves, no Plenário do Senado (Pedro Ladeira/Folhapress)
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014 e, como havia se comprometido em acordo com o Congresso para aprovar a peça orçamentária, não vetou o chamado Orçamento Impositivo. Com isso, o Planalto fica obrigado a disponibilizar integralmente os recursos das emendas de deputados e senadores, usados pelos parlamentares para atender demandas em suas bases. 
A LDO foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite desta quinta-feira. Dilma, que tinha até o dia 31 de dezembro para sancionar o texto, vetou alguns pontos da lei com obrigações de despesas para o Executivo, como por exemplo a reconstrução da Estação Comandante Ferraz, na Antártida – cuja licitação atrasou, adiando a obra por ao menos mais um ano – e dotações orçamentárias que, no entender do governo, poderiam prejudicar as finanças públicas e o alcance da meta do superávit primário. Nenhuma matéria mais importante, porém, sofreu alteração.
Barganha – O chamado Orçamento Impositivo era uma das principais bandeiras do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Aprovado pelo Congresso, se tornou elemento de barganha com o Planalto, que se comprometeu a não barrar o mecanismo em troca da aprovação da peça orçamentária enviada ao Legislativo. 
O Orçamento Impositivo torna obrigatória a liberação dos recursos previstos para as emendas parlamentares. Até agora, a execução do montante era feita a conta-gotas, conforme a vontade do governo. Os recursos costumam ser investidos nas bases eleitorais dos parlamentares em obras de infraestrutura.
A nova regra prevê o pagamento compulsório das emendas parlamentares e, acima e tudo, uma mudança nos costumes dos congressistas. O texto estabelece que o governo deve repassar o valor de 1,2% da Receita Corrente Líquida da União do ano anterior, que em 2013 equivale a cerca de 13 milhões de reais para cada deputado e senador. Pelo modelo atual, o montante é de 15 milhões, mas não há garantias de que esse valor seja realmente desembolsado. Com a mudança na lei, os parlamentares terão a certeza de que os recursos sairão dos cofres públicos.  

Nenhum comentário: