O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Mais algumas para a serie "O Estado como principal fora-da-lei" - LuizFelipe Ponde

Estou fazendo uma "Auto-biografia (não-autorizada) de um Fora-da-Lei: uma história do Estado brasileiro", contando a história completa, na primeira pessoa, desse contraventor contumaz, geralmente contra a própria Constituição e contra as leis de modo geral.
Quem tiver mais histórias como estas relatadas por um jornalista não convencional (ou seja, não amante do Estado), pode me mandar.
Paulo Roberto de Almeida

Moral da história

Luiz Felipe Pondé
Folha de S.Paulo, 09/12/2013

Ouvir o texto
Hoje vou contar uns casos para você. Aproximam-se o Natal e o Ano-Novo, e sempre pensamos o que poderia ser diferente no Brasil. Eu, diferentemente daqueles que creem em modas como "consciência política" (para mim isso é uma coisa tão real quanto carma), espero que um dia o Brasil se livre de sua inhaca de ser um país no qual quem dá emprego é visto como bandido. Porque, ao contrário do que diz a moçada da "justiça social" (carma...), quem dá emprego é quem faz verdadeira justiça social.
Imaginem uma jovem empresária cheia de vida e fé no seu negócio. Isso aconteceu alguns anos atrás, hoje ela se transformou numa cética com relação ao valor da atividade do pequeno e médio empresário brasileiro, porque acha que só ingênuo e mal informado dá emprego no Brasil.
Um dia sua loja de produtos finos foi assaltada em plena luz do dia. Ela e sua sócia tiveram suas vidas ameaçadas. Vários talões de cheques da empresa roubados do cofre. Não tinha muito dinheiro em "cash", por sorte.
Na sequência, se inicia a via crúcis para cancelar os talões e fazer o BO. Horas em delegacias com funcionários que complicavam as coisas com clara intenção de, quem sabe, garantir um "extra".
Alguns dias depois, a dona de um pequeno restaurante fora de São Paulo liga para elas dizendo que um grupo grande de homens havia passado um cheque de sua empresa como pagamento de uma festa que eles tinham dado no restaurante dela. Nossa jovem empresária, prontamente, informa à mulher que a loja tinha sido assaltada, que esses talões estavam cancelados e que tinha a documentação necessária para comprovar o relato, e, portanto, sentia muito, mas o cheque não tinha qualquer valor.
Claro que a dona do pequeno restaurante não quis saber e "pôs elas no pau". Foram obrigadas a depositar em juízo. Quando da audiência, após apresentar toda a documentação, o juiz decidiu que sim, elas deveriam pagar o cheque.
Quando questionado em sua decisão (já que elas tinham sido vítimas de um assalto!), o juiz as ameaçou dizendo que, caso não aceitassem a decisão, o processo se alongaria e sairia mais caro para elas. Ao ser indagado acerca da injustiça que ele cometia ao obrigá-las a pagar por um gasto que não fizeram, o juiz soltou a pérola de costume: "As senhoras são ricas, podem pagar por isso".
Eis o juiz fazendo caridade com a grana alheia. Comunista gosta de distribuir o dinheiro dos outros. No Brasil, muitos juízes acham que devem fazer (in)justiça social com as próprias mãos.
Moral da história: as empresárias foram roubadas duas vezes, uma pelos ladrões, outra pelo Estado.

Outro caso. Funcionário rouba o patrão. Ele demite o funcionário por justa causa. Abre processo na Justiça comum contra o funcionário. O juiz do trabalho decide que o patrão deve pagar "todos os direitos trabalhistas" do funcionário sob alegação de que uma coisa é roubar, outra é ser demitido. Risadas? Claro, o juiz do trabalho argumentou que as duas Justiças "não se comunicam" e que os direitos trabalhistas são inquestionáveis.
A questão é: afinal, roubar não seria causa suficiente para você demitir alguém? O problema é que cá nestas terras demitir é crime. O Brasil é mesmo o fim da picada.
Moral da história: o empresário foi roubado duas vezes, uma pelo funcionário ladrão, outra pelo Estado.

Mais um. Jovem empresário de uma cidade em outro Estado faz uma reforma na fachada de sua loja. Fica muito bonita. Dias depois, roubam quase tudo dessa fachada.
No Brasil, tudo é roubável. A fachada fica destruída. Passados poucos dias, aparece aquele cara chamado "fiscal da prefeitura". O "amigo" avisa ao empresário que vai lhe passar uma bela multa, a não ser que ele seja razoável. O jovem empresário, munido da fé comum daqueles que creem que escândalos com fiscais é coisa rara, argumenta e apresenta documentação provando a destruição criminosa e o roubo. Não adianta, o "representante do bem público", leia-se, o fiscal, lhe apresenta uma multa enorme.
Moral da história: o jovem empresário foi roubado duas vezes, uma pelo ladrão, outra pelo Estado.
ponde.folha@uol.com.br
luiz felipe pondé
Luiz Felipe Pondé, pernambucano, filósofo, escritor e ensaísta, doutor pela USP, pós-doutorado em epistemologia pela Universidade de Tel Aviv, professor da PUC-SP e da Faap, discute temas como comportamento contemporâneo, religião, niilismo, ciência. Autor de vários títulos, entre eles, "Contra um mundo melhor" (Ed. LeYa). Escreve às segundas na versão impressa de "Ilustrada".

5 comentários:

Andrea disse...

Prezado Paulo !

Parabéns pelo blog. Leio diariamente e tenho o hábito de repassar via facebook aquilo que me interessa. Reparei, não sei se o problema é só comigo, que clicando no símbolo de compartilhar pelo FB, o mesmo não funciona. E normalmente repasso assim as notícias dos outros sites e/ou blogs.

Agradeço tua atenção, teus ótimos comentários e desejo a ti e familiares um feliz 2014.
Atenciosamente,

déia

Paulo Roberto de Almeida disse...

Andrea Gaucha,
Muito grato pela distinção e pela indicação de problema no link do FB (suponho que seja o do corpo da msg e não o do sistema no rodapé).
Vc está falando com um grande leitor, e exagerado escrevinhador, que é um perfeito, gigantesco incompetente em matéria de TICs e sobretudo FB, que não costumo usar pois me daria mais trabalho e retiraria tempo de minhas leituras, precisamente.
Atribuo esse problema, talvez, ao fato de que copiei e colei a mensagem em meu iPad, sem outras elaborações no computador, e não sei se nessa transposição o link do FB está danificado ou não operacional.
O que aparecer no final da postagem, do sistema, tampouco funciona?
Sorry, mas eu sou um inepto em matéria de FB, vou tentar aprender...
Paulo R. Almeida

Andrea disse...


Paulo

vou ver se algum amigo descobre o que possa ser, pois esse problema se repete em quase todas tuas postagens. Te digo isso, pois gosto da grande maioria do que tu postas e me defronto com esse probleminha seguidamente, tanto quando tendo repassar a partir do meu Reader quanto via teu blog diretamente.
Mas não precisas perder teu tempo com isto, pois é um mero detalhe. Prefiro copiar e colar o teu texto e continuar a usufruir da variedade e qualidade dos teus escritos a que percas tempo com esse mínimo detalhe e isso inviabilize tuas contribuições futuras. Agradeço tua pronta atenção ao fato,
abraços,

déia

Paulo Roberto de Almeida disse...

Grato mais uma vez pelo comentário, mas voce não esclareceu se o link que não está funcionando é sempre o do rodapé de todos os posts (que é do sistema, logo após o Share, mas eu posso ter falhado em linkar corretamente ao meu FB, que confesso quase nunca usar, por simples incompetência) ou se é o que vem no corpo da msg, que é do jornal FSP neste caso.
Mais provável que seja o primeiro caso, e vou ver se consigo arrumar nas definições do Blogspot, mas eu nem sei se conheço minha senha do FB...
Paulo Roberto de Almeida

Andrea disse...

Paulo

sim. é o do rodapé, entre o shareThis e o Tweet.
E também dentro do meu Reader, que é um programa que aglutina todas as RSS (feeds), onde recebemos as novas postagens de todos os blogs que gostamos e nos cadastramos.
Então resumindo, não funciona no rodapé da tua página, após o Share e nem dentro e a partir do meu leitor de RSS (InoReader).
Espero ter conseguido explicitar tua dúvida.
abraços,
déia