O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Obras uteis para os candidatos 'a diplomacia: dez livros

Dez obras fundamentais para um diplomata

Paulo Roberto de Almeida

Reproduzo uma listagem anterior, indicativa de alguns dos livros que considero importantes para uma boa cultura clássica, ou para uma formação adequada no quadro da cultura brasileira, com uma inclinação especial para os temas de relações internacionais do Brasil:

1) Heródoto: História (440 a.C.)
     Disponível neste link (em inglês): http://classics.mit.edu/Herodotus/history.html

2) Maquiavel: O Príncipe (1513; divulgado pela primeira vez em 1532)

3) Tocqueville: A Democracia na América (1835)

4) Pierre Renouvin: Histoire des relations internationales (1953-58; nova edição em três volumes em 1993; Paris, Hachette)

5) Henry Kissinger: Diplomacy (1994; várias edições posteriores)

6) Manuel de Oliveira Lima: Formação histórica da nacionalidade brasileira (1912; nova edição: Rio de Janeiro: Topbooks, 1997)

7) Pandiá Calógeras: A política exterior do Império (3 volumes, 1927-1933; reedição fac-similar, 1989; Brasília: Câmara dos Deputados)

8) Carlos Delgado de Carvalho: História Diplomática do Brasil (1959; reedição fac-similar, 1998; Brasília: Senado Federal)

9) Marcelo de Paiva Abreu (org.). A Ordem do Progresso: cem anos de política econômica republicana, 1889-1989 (1989; outra edição: Rio de Janeiro: Campus, 1994)

10) Paulo Roberto de Almeida: Formação da Diplomacia Econômica no Brasil: as relações econômicas internacionais no Império (publicado em primeira edição em 2001; reedição em 2005 pela Senac-SP).

Uma última palavra sobre a auto-permissão para o narcisismo, como evidenciado no último livro, justamente: eu poderia indicar algum dos livros de história diplomática do Brasil disponíveis no mercado, mas disponho, aparentemente, de crédito suficiente – em matéria de estudo e pesquisa – para destacar minha própria investigação histórica sobre os fundamentos da nossa moderna diplomacia econômica (com a promessa de que vou continuar esse trabalho de pesquisa em dois volumes subsequentes cobrindo o longo século republicano).

Brasília, 29 de setembro de 2006


Um comentário:

Neto Aguiar disse...

Muito obrigado pelas dicas. Serão muito úteis.