O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 5 de janeiro de 2014

Salario minimo reduz a pobreza? Discutivel, em todo caso...

Fui ler o estudo citado na matéria do NYTimes (vide dois posts abaixo) sobre redução da pobreza como efeito da elevação do salário mínimo, aqui linkado:


Minha tendência é a de achar que certos economistas são manetas, ou seja, só veem um lado da questão.
By the other hand, seria preciso medir os efeitos que essa elevação teria sobre a empregabilidade, ou seja, a capacidade de pequenos negócios e particulares continuarem a manter, ou empregar novas pessoas, quando suas rendas não se elevam por decreto governamental.
E se o desemprego aumentar?
As pessoas que antes estavam sob um salário menor, ficam sem qualquer renda, certo?
Seria a melhor solução?
Continuo achando que um país sem salário mínimo oficial se aproximaria do pleno emprego (isto é, apenas 3 a 5% de desemprego, que é estrutural) mais facilmente do que um cheio de regulamentações e obrigatoriedades.
Sinceramente, falando do Brasil: se houvesse total liberdade contratual, todos estaríamos melhor, contratando quem a gente quisesse, quantas vezes quisesse, mediante um pagamento livre e reciprocamente acertado, correto?
Liberdade é sempre a melhor solução, para todos.
Paulo Roberto de Almeida 

Nenhum comentário: