O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 5 de janeiro de 2014

Um blog de uma jovem que fala de livros, sempre livros, so livros...

Recebi a seguinte mensagem de um leitor (ocasional?) deste blog:

Mensagem enviada pelo formulário de Contato do SITE.

Nome: rudi santos
Cidade: Cotia
Estado: São Paulo
Email: (suprimido, por preservação de privacidade)
Assunto: Sugestao

Mensagem: Se puderem divulgar o link de um blog que contem várias resenhas seria legal. Deixo uma mensagem de bibliotecário e um link abaixo: Bom, falar de como organizar livros é coisa minha, ou nossa se você me permite dizer. Mas costumo dizer:  nós , os bibliotecários somos barqueiros que atravessam pessoas no rio do conhecimento sem podermos mergulhar nele. Orientamos, organizamos, mas não conseguimos mergulhar por completo e em todos os livros que gostariamos afinal de ler. Mas, vou indicar aqui um blog de uma menina que leu 40 livros este ano que passou e tem a meta de ler 100 livros no ano que se inicia. Ela está escrevendo bem e, não é porque é minha filha, mas as resenhas dela são imperdíveis para termos ao menos uma idéia do que indicar para leitores adolescentes e outros. Peço que entrem, leiam as resenhas e comentem. Se encontrarem erros, avisem , que é para ela ir melhorando a cada dia. Deixem, por favor, comentarios, ela está toda empolgada com seus mais de 600 acessos em 6 dias de blog...acho que vale a pena incentivar. Vamo lá?

http://colorfuljellybean.blogspot.com.br/search/label/Livros%20-%20Resenhas%21

[fim de msg]

Fui conferir, e é verdade: o blog desta jovem leitora é excepcional!
Abaixo, apenas uma amostra, e convido todos a desfrutarem desse maná do ciberespaço que trata de livros, unicamente de livros, mas é intensamente revelador de sua paixão pelos livros.

O menino do pijama listrado ! The boy in the stripped pyjamas!

Ooi gente!!
Hoje eu vou falar de um dos livros que li recentemente !
O Menino do Pijama Listrado de John Boyne!
Eu, sei o tema do livro é horrível! Como vocês devem saber  esse livro fala da época do holocausto, mas eu estava curiosa para ler , pois todo mundo elogia muito ele e até teve uma adaptação para o cinema.
Bom, o livro conta a história de um menino chamado Bruno de 9 anos , que um dia quando chega em casa dá de cara com sua empregada Maria arrumando suas malas .
A família dele iria se mudar , mas Bruno não gosta nada dessa ideia e tenta de tudo para convencer seus pais de que essa mudança não fará sentido e que o melhor a fazer é ficar em sua casa em Berlim.
Mas, mesmo assim eles se mudam , Bruno,  sua irmã, seu pai e sua mãe .
Mais tarde Bruno, já em sua casa nova, não entende nada ao seu redor e quase morre de tédio , não sabe que a cerca que tem na sua casa serve para separar sua família dos judeus que ficam no campo de concentração de Haja- Vista, tem orgulho do pai de forma exarcebada , sem saber que ele é um dos mais cruéis comandantes nazistas , não tem a mínima ideia de que milhares das pessoas vestidas de pijama listrado, que ele vê de sua janela do outro lado da cerca são mortas todos os dias.
Não tendo nenhuma forma de diversão em sua casa , Bruno decide sair para brincar de explorador e em sua primeira excursão decide ir até a cerca para ver o que tem do outro lado. Neste dia ele vê um menino e começa a conversar com ele.
Com o tempo ele e Shmuel ( o menino de pijama que vive do outro lado da cerca) viram amigos e Bruno vai encontra-lo todos os dias , muitas vezes levando comida para ele , preocupado por ele estar tão magro.

Bom , gente O menino do pijama listrado , é um livro muito bom, apesar de se tratar de um assunto horrível e triste , ele nos dá noção de algumas coisas desse período histórico o que é muito legal.
Como sempre, deixarei vocês curiosos para saber o que acontece .
Dica: Leiam o livro antes de ver o filme, tem coisas diferentes!! Não vale ver o filme antes , hein?

  

Beijoos Anne !
==========

Meus cumprimentos ao pai, barqueiro incentivador das leituras e do blog, assim como à sua jovem organizadora, resenhadora, mantenedora e, sobretudo, leitora...
Paulo Roberto de Almeida 

Nenhum comentário: