O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Um indignado com as revelacoes do livro de Romeu Tuma Jr - Percival Puggina

Ainda não li o livro, mas já estou indignado há muito tempo...
Nunca tive ilusões sobre os maiores representantes da nossa máfia sindical.
Eles são, como diria, exatamente como o meio os faz, já indicado acima.
Sempre tenho a sensação de que estejamos com uma turma similar àquela que pululava na Alemanha no decorrer dos anos 1930...
Paulo Roberto de Almeida

LULA, UM PERFEITO CANALHA
Percival Puggina, 5/012014

"COISAS QUE NÃO CONSIGO ENTENDER" 
Percival Puggina

"Estou lendo o livro de Romeu Tuma Junior, "Assassinato de Reputações", que apenas anteontem consegui receber da Saraiva. Do pouco que já li não entendo como Lula, até agora, se manteve calado como se o livro não existisse.

Não imagino que alguém no Brasil, qualquer que seja seu nível de formação e informação, ainda tenha ilusões sobre o caráter de Lula. Mas o livro conta que a nação vem sendo iludida e que o país acabou presidido por um perfeito canalha. Canalha desde sempre, desde moço, para quem o passar dos anos não fez mais do que alargar os círculos nos quais aplica, com destreza, o conjunto de seus defeitos morais.

Um livro desses, cem anos atrás, acabaria em duelo. Hoje, não tem como não acabar em indignada entrevista (à imprensa) ou em demolidora audiência (na Justiça). O silêncio de Lula quando flagrado em suas estripulias é costumeiro. Que o digam Rose e Maria Letícia. Mas o silêncio de Lula, também perante o livro do Tuminha, precisa ser gritado à nação. Talvez com força suficiente para despertá-la." 

Um comentário:

Anônimo disse...

Terminei de ler o Livro do Tuma. O que me deixa indignada e, penso que a todos os brasileiros, é a forma como tudo acaba no Brasil: sem qualquer investigação séria e punições de peso. O mensalão foi um tiro no pé que nem raspou no Lula, o agente "barba". E que fotos são aquelas que o deixou na mão do Luiz Fernando Corrêa? E o caso Dantas e o do Celso Daniel? Perguntas que não querem calar!