O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 1 de abril de 2014

Escandalo nauseabundo: Petrobras precisa da ajuda da imprensa para achar os seus corruptos...

Petrobras diz não ter encontrado indícios de propina paga pela SBM
Folha de S.Paulo, 31/03/2014

A Petrobras publicou nesta segunda-feira (31), nos principais jornais do país, anúncio informando que a Comissão de Apuração Interna responsável pelas investigações de suposto envolvimento da empresa em escândalo de propinas pagas pela fornecedora holandesa SBM Offshore, "não encontrou fatos ou documentos que evidenciem pagamento de propina a empregados" da empresa.
A comissão foi instaurada no dia em que foi revelado no Brasil depoimento de suposto ex-funcionário da SBM, publicado no site colaborativo Wikipedia, segundo o qual a SBM promoveu pagamentos de propinas no valor de U$S 275 milhões, em sete países. Um dos destinos dos pagamentos, de acordo com o ex-funcionário, seria a Petrobras, que teria recebido US$ 139 milhões entre 2007 e 2011.
Segundo a Petrobras, a conclusão da apuração baseou-se "nos trabalhos realizados" pela comissão, "restrita à competência regulamentar" do grupo. A empresa disse ter fornecido esclarecimentos à Controladoria-Geral da União e ao Ministério Público Federal, que investigam o caso.
Editoria de Arte/Folhapress
O CGU decidiu apurar o caso logo após sua divulgação, em fevereiro, e pediu à Petrobras todos os contratos firmados com a empresa para aluguel de plataforma e documentos emitidos pelas duas empresas relacionados à prestação de serviço.
O Ministério Público Federal, por sua vez, decidiu instaurar, há duas semanas, procedimento para investigar o tema, ao ter considerado suficientes os indícios de envolvimento da petroleira a partir do relato do ex-funcionário da SBM.
Procurada, a Petrobras informou que não divulgará o relatório nem detalhará a forma como a investigação foi conduzida. Procurados, CGU e MPF ainda não comentaram o fim das investigações por parte da Petrobras.
*
SBM OFFSHORE - CONCLUSÃO DA APURAÇÃO INTERNA PETROBRAS 
A Petrobras informa que a Comissão Interna de Apuração, constituída em 13/02/2014, para averiguar as denúncias de supostos pagamentos de suborno a empregados da Companhia, envolvendo a empresa SBM Offshore, concluiu que, baseada nos trabalhos realizados e restrita a sua competência regulamentar, não encontrou fatos ou documentos que evidenciem pagamento de propina a empregados da Petrobras.
Ainda durante os trabalhos da referida Comissão Interna, foram prestados esclarecimentos à Controladoria-Geral da União e ao Ministério Público Federal.
O Relatório Final da Comissão Interna de Apuração da Petrobras será encaminhado à Controladoria-Geral da União, ao Tribunal de Contas da União e ao Ministério Público Federal.

PASADENA
Sobre a comissão interna para para apurar a operação de compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, que envolve a presidente Dilma Rousseff, a Petrobras informou que a comissão tem até 45 dias para apresentar suas conclusões.
*
LEIA ABAIXO A ÍNTEGRA PUBLICADA NOS JORNAIS 
REFINARIA DE PASADENA - CONSTITUIÇÃO DE COMISSÃO INTERNA PETROBRAS

A Petrobras informa que constituiu, em 24/03/2014, comissão interna, coordenada pela Auditoria Interna da Companhia, para apurar os processos de compra da Refinaria de Pasadena, no Texas. A referida Comissão tem prazo previsto de 45 dias para apresentar suas conclusões.

A Petrobras informa que, desde dezembro de 2012, vem atendendo aos Órgãos Públicos e aos Órgãos de Controle (Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas da União, Ministério Público, Comissão de Valores Mobiliários e Requerimentos de informações de Parlamentares), fornecendo informações e documentos sobre o processo de compra da Refinaria de Pasadena.


O Relatório final da Comissão Interna da Apuração da Petrobras será encaminhado à Controladoria-Geral da União, ao Tribunal de Contas da união e ao Ministério Público Federal.

Nenhum comentário: