O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 4 de março de 2014

O capitalista da soja e dois socialistas amigos do capital: vai dar certo?

Uma plantação capitalista numa ilha-fazenda socialista?
Vai dar certo? Vai ter tratores, insumos, trabalhadores, condições políticas, econômicas, financeiras e de infraestrutura para transformar Cuba num novo paraíso da soja?
Depende. Com dinheiro pode-se inclusive plantar banana no polo norte.
Vai sair caro, mas se dinheiro não for o problema dá para fazer.
Socialistas funcionam com o dinheiro dos outros, como se sabe.
Capitalistas brasileiros também: de preferência financiamento generoso do BNDES.
Pode até ser que o povo brasileiro acabe pagando para capitalistas e socialistas cubanos (e alguns brasileiros) ganhem muito dinheiro.
Parece que esta é a missão histórica dos companheiros: recolher dinheiro de todo mundo e dar para capitalistas, com algumas migalhas para os pobres.
Paulo Roberto de Almeida

Lula, Raul e o rei da soja em Cuba

Exclusivo para assinantesPara ler a matéria completa faça seu login ou cadastre-se
Em viagem a Cuba, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva levou a tiracolo o senador Blairo Maggi (PR-MT), um dos líderes do agronegócio brasileiro, para propor ao presidente cubano, Raúl Castro, a plantação em larga escala de soja na ilha e a ampliação do uso de biomassa na matriz energética cubana. Conhecido como "rei da soja" e alvo de críticas de ambientalistas, Blairo acompanhou Lula em visita ontem à fazenda da empresa agrícola militar Cubasoy, em Ciégo de Ávila, onde há produção de soja e feijão. Hoje, devem visitar outra plantação de soja, no interior da ilha socialista. Ex-governador de Mato Grosso, o senador é cotado para disputar o governo estadual nestas eleições.
Leia mais em:
http://www.valor.com.br/politica/3445750/lula-raul-e-o-rei-da-soja-em-cuba?utm_source=newsletter_tarde&utm_medium=04032014&utm_term=lula+raul+e+o+rei+da+soja+em+cuba&utm_campaign=informativo&NewsNid=3446894#ixzz2v1ahHbcO

Um comentário:

amauri disse...

Bom dia Paulo!
Os empresarios brasileiros estao acostumados com o capitalismo de estado. Será o modelo chines de capitalismo, onde a mao de obra é barata e o lucro enorme. Isto só é capitalismo de fachada. Alias este nome foi dado por Marx, e de forma pejorativa. Tem liberais clsssicos que nao usam o nome capitalismo mais.