O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 4 de março de 2014

Venezuela: pode-se esperar algo da OEA, da Unasul, do Mercosul?

Aparentemente não, nada, sequer novas declarações, pelo menos até aumentar o número de mortos, de prisões, expulsões, fechamento de meios de comunicação, até a revolta popular...
Paulo Roberto de Almeida

Oposição na Venezuela pressiona OEA
O Estado de S. Paulo, 4/03/2014

Líderes marcham até sede regional, em Caracas, e exigem ‘firmeza’ da entidade

Um grupo de dirigentes políticos da oposição, estudantes e jornalistas marcharam ontem até a sede regional da Organização dos Estados Americanos ( OEA), em Caracas, para exigir uma posição mais “firme” da entidade sobre a crise política na Venezuela. O grupo entregou uma carta pedindo que a OEA se pronuncie sobre o que está ocorrendo no país.

Uma das líderes opositoras, a deputada María Corina Machado, disse que a reação tem de partir tanto do secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, quanto dos chefes de Estado dos países integrantes, entre eles o Brasil. Corina Machado, ao lado do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, e de Leopoldo López, dirigente do partido Vontade Popular (VP), atualmente mantido em uma prisão militar, iniciaram em janeiro uma mobilização pedindo a queda do governo de Nicolás Maduro. O movimento ganhou força com os protestos populares contra a violência, a escassez de alimentos e a alta inflação. A repressão aos protestos deixaram 18 mortos.

Corina Machado e Ledezma lideraram a marcha de ontem. Para a deputada, se a OEA der respaldo ao governo de Maduro neste momento, “estará traindo a Venezuela e enterrando” a própria organização. “Esta é a oportunidade de o secretário geral Insulza demonstrar que ele não faz parte desse projeto de destruição da OEA”, afirmou, alegando que Caracas está “violando” todos os princípios da Carta da entidade.

Eles convocaram novos protestos para hoje em Caracas e outras cidades venezuelanas. “Vamos nos encontrar para homenagear todas vítimas da repressão brutal deste regime ditatorial”, declarou Corina Machado em entrevista coletiva, ao lado da mulher de López, Lilian Tintori.

Em nota, Ledezma disse que a OEA “não foi feita para defender governos”. “O secretário geral José Miguel Insulza foi designado para comandar a OEA, não para defender o seu cargo”, disse o opositor.

López, apesar de encarcerado, enviou ontem uma mensagem por meio de Carlos Vecchio, coordenador político do VP, pedindo que a população continue nas ruas. Ao presidente Maduro, o opositor mandou um recado: “A luta está apenas começando”. “Todos os dias anunciaremos novas ações contundentes que irão de menos a mais”, disse López em um vídeo postado por Vecchio na internet.

Genebra. O chanceler Elías Jaua rebateu as acusações de violações dos direitos humanos e disse ontem na ONU que seu país vive uma “guerra psicológica” por parte da imprensa para derrubar o governo de Maduro. Jaua falou ao Conselho de Direitos Humanos e disse que a Venezuela é vítima de uma “campanha de mentiras para justificar uma intervenção estrangeira”.

O chanceler se reuniu com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, mas não ganhou o apoio do sul-coreano. “Peço às autoridades venezuelanas que escutem as legítimas aspirações dos que protestam”, declarou Ban, que pediu que Caracas lide com a oposição por meio do diálogo.

Ao mesmo tempo, o governador do Estado de Miranda, Henrique Capriles, convocou, pelo Twitter, uma grande mobilização nacional para sábado “contra a escassez”. Representante de uma ala mais moderada da oposição, Capriles, que disputou a presidência contra Maduro e foi derrotado por pequena margem, tem se mantido mais discreto desde o início dos protestos em comparação aos demais líderes opositores.

Ontem, Capriles pediu que a população se organize em “comandos de defesa” para multiplicar a mensagem que exige mudança. O opositor disse também ter pedido à ONU que o deixe “informar” sobre a verdade do que ocorre na Venezuela, em resposta à fala de Jaua ao Conselho de Direitos Humanos. / JAMIL CHADE COM EFE, AFP e REUTERS

3 comentários:

Anônimo disse...

http://www.valor.com.br/politica/3445750/lula-raul-e-o-rei-da-soja-em-cuba?utm_source=newsletter_tarde&utm_medium=04032014&utm_term=lula+raul+e+o+rei+da+soja+em+cuba&utm_campaign=informativo&NewsNid=3446894


Vale!

Unknown disse...

Sobre a reação oblíqua da diplomacia brasileira sobre os protestos na Venezuela... Como conciliar a tradição de não-intervenção - em conjunto com a defesa de uma noção westphaliana de soberania - com a defesa da cláusula democrática nas instituições sul-americanas? Diante do dilema algum dos princípios precisa ser relativizado. Qual deles é uma escolha a ser feita pelos representantes políticos. O governo brasileiro tomou sua decisão: o princípio democrático cedeu. O Estado Democrático de Direito é, portanto, uma mera questão interna dos outros países - irrelevante para nossa nação. E, dessa forma, o atual governo revela um traço de sua própria natureza.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Havia uma coisa que inventaram, chamada "não-indiferença", ou seja, o Brasil não intervém nos assuntos internos dos outros países (never mind Honduras) mas não é indiferente ao sofrimento e necessidades de outros povos, como no Haiti, onde havia gente morrendo.
Parece que os mortos haitianos necessitam mais da nossa ajuda do que os mortos venezuelanos. Com estes, escolhemos ser indiferentes...
Paulo Roberto de Almeida