O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 17 de junho de 2014

Lula faz acusacoes racistas: deveria ser processado pela elite branca, como racista


A elite branca do Brasil e o racismo do companheiro mais igual
a propósito de um racista ordinário

Paulo Roberto de Almeida

 Sobre esta informação: Em evento do PT em Pernambuco, Lula menosprezou e desqualificou os manifestantes que vaiaram a presidente Dilma na abertura da Copa do Mundo, alegando que o protesto partiu de uma "elite branca".

Eu sou branco, embora não de olhos azuis, e também sou da elite, mas apenas atualmente, embora tenha vindo de um lar pobre, com pais semi- alfabetizados e avós analfabetos (como a mãe do Lula, que, segundo ele, nasceu analfabeta, coitada). 
Não subi na vida “pikettyando”, ou seja, herdando fortuna e fazendo render um capital que eu nunca tive. Aliás, não tenho fortuna, longe disso, mas modestas reservas que adquiri ao longo de toda uma vida de trabalho, desde muito jovem, ainda quando criança. Sim, trabalhei desde cedo, quando criança, pois isso era necessário para o sustento e a sobrevivência da família; mas isso não me fez nenhum mal, ao contrário: ensinou-me o valor do trabalho duro e a não esperar caridade de nenhum ente estatal (como certos aposentados fraudulentos e outros indenizados do período militar ainda mais fraudulentos, que andam por aí, arrotando políticas de igualdade social).
O fato é que meus vencimentos de funcionário público me colocam atualmente entre a elite do país, mas aviso desde já que não tenho cargo de confiança dado pelo partido totalitário, nem faço parte de algum conselho de empresa estatal, dessas que são afundadas por decisões irresponsáveis (ou deliberadas) de companheiros incompetentes.
Estou involuntariamente situado na elite branca do país pela minha renda, mas não pertenço a essa elite mafiosa que atualmente controla o Estado (e dele retira muito mais renda do que o normalmente esperado); tampouco pertenço a essa nova elite racista, que vem promovendo o racismo e o Apartheid no Brasil, ao separar os brasileiros em afrodescendentes de um lado, e todo o resto da população, do outro. Aliás, repudio e abomino esse e todos os demais tipos de racismo.
Sou da elite, mas eventualmente poderei deixar de ser, se a inflação e políticas econômicas irresponsáveis, como as atualmente implementadas por companheiros ineptos e ignorantes em economia, corroerem os meus rendimentos e liquidarem a minha poupança. Tampouco espero grande coisa da aposentadoria estatal, e pretendo continuar trabalhando depois de me aposentar do serviço público, aos 70 anos (não antes, como certos fraudadores), e até quando minhas forças o permitirem.
Pois bem, depois de ouvir dizer que o ex-presidente acusou uma suposta “elite branca” de ser responsável por ofensas à sucessora no cargo, minhas declarações são estas: considero o Sr. Lula da Silva um mentiroso contumaz, um fraudador renitente e reincidente, um demagogo incurável, um aproveitador da pior espécie, um oportunista ordinário, e um racista abominável, e é por isso que acho que ele deveria ser processado por racismo, por membros da elite branca, aliás pela mesma lei que supostamente deve enquadrar brancos que façam discriminação racial contra negros (a lei é cega e geral).
Eu não o farei porque estou fora do país, mas apoio qualquer iniciativa para acusar formalmente perante a justiça esse racista divisionista que traz vergonha ao país.
Sou branco e da elite, Sr. Lula, mas não pertenço à sua elite, e tenho vergonha de ter tido um racista como presidente.

Paulo Roberto de Almeida 
Hartford, 17/06/2014

Empresária protesta contra declarações discriminatórias de Lula e gera grande repercussão


G1, terça-feira, 17 de junho de 2014


Imagem: Reprodução/Facebook
A empresária Isabela Raposeiras, da Coffe Lab, protestou, por meio da rede social Facebook, contra declarações tidas como racistas por parte de Lula e alguns jornalistas, gerando grande repercussão.

Em evento do PT em Pernambuco, Lula menosprezou e desqualificou os manifestantes que vaiaram a presidente Dilma na abertura da Copa do Mundo, alegando que o protesto partiu de uma "elite branca".



Leia abaixo o texto da administradora e manifeste sua opinião a respeito:
Descobri na semana passada que faço parte de uma minoria que sofre preconceito e discriminação: a elite branco-européia nascida no Brasil.Sim, sou branca e, pelo jeito, elite.Tenho uma empresa que emprega (e paga acima do mercado) há 10 anos.Pago TODOS os impostos (motivo de incredulidade e chacota por parte de familiares).Pago no mínimo 3 vezes mais aos meus fornecedores de café, podendo chegar a 5.Poderia ter comprado os caríssimos ingressos para a abertura da copa brasileira. Apenas não o fiz por não apoiá-la desde seu anúncio, anos atrás.Conquistei, trabalhando honesta e enlouquecidamente, cada vitória e crescimento, da empresa e na minha vida pessoal.Não sentirei vergonha pelas minhas conquistas, pelo meu status social, pela minha pele branca. E minha empresa, certamente, faz muito do que o governo deixa de fazer, ajudando famílias, fazendo doações e, especialmente, pagando dignamente - fornecedores e funcionários.Sou parte desta nação, tanto quanto aqueles que têm outro tipo de ascendência ou que sofrem exatamente pela negligência dos que me discriminam.
Discriminação é crime e minha voz é representativa, sim.
Isabela Raposeiras
PS1: post em resposta às recentes colocações inacreditáveis e racistas do Sr. Lula e de alguns jornalistas.
PS2: O Bolsa Família não é suficiente para comprar ingresso da copa.
Veja também:



Lígia Ferreira
Folha Política
Editado por Folha Política
Leia mais notícias do poder e da sociedade em Folha Política


Nenhum comentário: